O governo através do ministério de Administração Territorial conferiu posse esta quarta-feira aos sete dos oito governadores nomeado no passado dia 31 do mês de Agosto findo.
Após conferir posse aos governadores, o ministro de administração territorial Sola N´quilin Nabitchita pediu aos recém-empossados que deixem de imiscuir nos assuntos políticos.
«Os governadores são elementos indispensáveis da Administração local, pois, são os representantes máximos do governo nas regiões, devendo funcionar rigorosamente como os primeiros administradores do estado na região, pelo que devem deixar de imiscuir nos assuntos políticos ou partidários, pois estes são reservados aos representantes dos partidos políticos nas regiões e sectores», adverte o ministro.
Por outro lado, fez saber aos novos governadores que suas atribuições são de informar o governo central sobre qualquer assunto de interesse público ou privado que com aquele têm relação.
No entanto, sublinhou que os governadores têm entre outras funções “ dirigir sob superintendência do ministro da tutela, os serviços da administração na região, fazer regularmente a distribuição e utilização de todas as dependências do governo nas regiões e apresentar anualmente relatório de todas as actividades levados a cabo ao nível da região”, concluiu.
Entretanto, Anita Djalo Sani, reconduzida ao cargo de governadora da região de Oio, prometeu dar continuidade dos trabalhos iniciados antes da sua exoneração.
«Meu trabalho será essencialmente no sentido de dar continuidade aos trabalhos delineados antes da nossa exoneração», garantiu.
De referir que depois de oito meses de ter exonerado todos os governadores regionais, o governo voltou a nomear no final do mês passado, os governadores para todas as regiões do país.
Por: Nautaran Marcos Có/ Bíbia Marisa Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário