quarta-feira, 10 de maio de 2017

DONALD TRUMP DEMITIU O DIRETOR DO FBI



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou ontem, terça-feira, a decisão de demitir o seu diretor do FBI, James Comey.

“O presidente aceitou a recomendação do procurador-geral e do vice-procurador-geral sobre a demissão do diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI)”, disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, em declarações aos jornalistas.

Na carta enviada a James Comey, o Presidente dos Estados Unidos explica que a sua saída tem efeito imediato, considerando que este não é “capaz de liderar com eficácia o FBI” e que era preciso uma nova liderança para restaurar a confiança. A procura do sucessor de Comey “começa imediatamente”, referiu.

Comey estava no cargo desde setembro de 2013, nomeado por Barack Obama, e liderava o inquérito sobre supostas relações entre funcionários do Kremlin e membros da campanha de Trump.

Em fevereiro, o presidente norte-americano tinha acusado o FBI e a Agência de Segurança Nacional (NSA) de terem libertado informações “ilegalmente” para a imprensa.

Além disso, o FBI tem sido criticado por Trump por ter ilibado Hillary Clinton no caso em que era suspeita de usar servidores de email particulares para enviar mensagens como secretária de Estado.

Em março passado, Comey ainda veio a público para negar as denúncias de Trump de que Obama teria mandado espiar a sua sede na Trump Tower, em Nova Iorque, antes das eleições.

Quando tomou posse, a 20 de janeiro, Donald Trump pediu a James Comey que permanecesse em funções.

Conosaba/© e-Global Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário