sexta-feira, 31 de março de 2017

«OPINIÃO» O PRESIDENTE DA REPÚBICA DA GUINÉ BISSAU ESTEVE A VIVER UM CASO ATÍPICO ~ JUSTINO SANCHES CORREIA


24 a 26 de março/2017, o Presidente da República da Guiné-Bissau, [Zeca-JOMAVAZ], esteve a viver um caso atípico, com a sua presidência aberta, no leste e sul do país, nomeadamente: Bafatá, Gabu e Catió bastiões figadais do seu partido PAIGC; (aleivoso e sem dignidade).
Incontrolavelmente, com o seu ilegítimo 1º. Ministro e os séquitos nas suas alocuções a prometerem mundos e fundos sem soluções a médio e longo prazo.

Abaixo discriminados:
Disse: primeira medida importante; paz e estabilidade;
disse: segunda medida; mão na lama; e
disse: terceira medida; educação.
Ora, o presidente da república não tem autoridade moral de dar lições ao Povo da Guiné-Bissau, de falar de paz, sendo [ele…] é fator de instabilidade de mesquinhez e um cata vento no meio da turbina.
Por outro lado, convidando a todos para trabalharem, “mão na lama” terá que haver especificações da parte do PR… do que se pretende! Dito mão na lama: da governabilidade do país? com instabilidade governativa?... informidade permanente, não a nenhumas estruturas que resistam.
Porém, que tenha paciência!... resta uma única solução, abandonar a cátedra da presidência da república e, vai continuar na sua empresa, lamento, profundamente, conhecendo aquele nicho.
Ninguém o quer a frente do destino do nosso país. Vai-se embora!... está na hora... que tenha vergonha!... e basta!...
Vejamos!... no discurso do ilegítimo 1.º ministro sem competência para exercício das suas funções e/ou do cargo; a prometer universidade em Bafatá.
Deve procurar melhorar o ensino público, nomeadamente: primário e secundário em todas as regiões e setores do nosso país, com professores preparados e capacitados em termos pedagógicos; vencimentos todos os meses, sem atrasos.
Definição: das suas carreiras a muito reclamados; adotados os alunos de bibliotecas, incentivando-os, leituras para que todos, tenham acessos pelo menos ao 12.º ano e bem instruídos.
Será que o ilegítimo 1.º ministro, fez estudo do impacto; se realmente em Bafatá, no universo dos jovens se justificariam a abertura da universidade?!... DUVIDO!…
Quem financia a tal prometida universidade?...
Para a abertura de uma universidade [sissoko] precisa de logística:
tem consciência do que é uma universidade?!... do que estava a falar?...
O nosso PAÍS entrou num pântano com o (presidente da república e os seus correligionários), a remarem todos no sentido oposto e sem rumo; são necessários, serem travados em termos políticos, democráticos e sucessivas manifestações até caírem.
Exorto os manifestantes e jovens das nossas terras de terem condutas exemplares, sem compras de consciências; lutarem por seus ideais os valores que são intrínsecos, imanente de uma causa justa em detrimento dos seus deveres e obrigações, são inalienáveis os direitos de manifestarem, com regras e sem vandalismos, respeitando à Instituição da República.
Como se não bastasse o clima e o ambiente difícil, irrespirável que se vive no nosso país com estes abutres, saltos ao poder sem medidas contemplativas.
Bem!... O caso paradigmático o presidente da república [Zeca-JOMAVAZ] a anunciar o lançamento do primeiro troço que ligam Buba a Catió, estes factos, já tinham sido anunciados no governo de então 1.º ministro Carlos Gomes Júnior e vierem a ser retomado pelo ex-primeiro ministro o Eng.º Domingos Simões Pereira, acompanharam-no na altura os órgãos de comunicação social, naquele inóspito trilho [imagem no arquivo]. Estes, são financiados pelo BOAD.
 Incongruências, mentiras desse presidente (Zeca-JOMAVAZ).
Abertura dos troços que ligam Buba a Catió.
Fez-se, estudo de impacte ambiental?... e, a flora?...
Foi lançado concurso público internacional?...
Tem caderno de encargos?...
Têm propostas de alguns concorrentes (interessados)?
Quantas propostas que houve?...
Quais são contrapartidas?...
Deverão haver transparência na adjudicação de obras, e
Prazo de entrega.
Não existir nada de novo na presidência aberta do [Zeca-JOMAVAZ], abertura dos troços Buba a Catió são, simplesmente, propagandas eleitorais.
28.março.2017, no Reporter África, às 19h30m, o Presidente da República da Guiné-Bissau, a anunciar que Green Peace, por meio dos seus comandantes e tripulações; detetaram 90 navios de diferentes proveniências a pescarem nas nossas águas, [zonas económicas exclusivas], isto é: nos mares da Guiné-Bissau.
Pelo que; não se trata de um caso inédito, outrora, houve + 200 navios… nos mares do nosso País, foram várias vezes abortados as autoridades guineenses, não têm meios de fiscalizações, mantém-se inalteráveis.
Creio, um governo legítimo com representação parlamentar credível, separação dos cargos de órgãos de soberania, a funcionar em pleno, sem interferência de ambas as partes, o presidente da república deverá ser o árbitro e catalisador no bom funcionamento da instituição não é; este o caso.
Será que o presidente Zeca-JOMAVAZ, atribuiu viaturas TOYOTTA HACE aos jogadores da seleção os DJURTOS?!...
Reafirmara nos almoços ou jantares   oferecidos pela presidência da república, a sua posição de distribuírem os veículos, mesmo não trazendo taças para [Guiné-Bissau].  Em que ficou?
Perderam-se muito tempo, sem luz no fundo do túnel; quem sofre, são sempre os mexilhões/raia miúda.
A minha inconformidade, ajudarão todos juntos, pensar na Guiné-Bissau o nosso país e as nossas terras amadas. Vêem pelo POVO sofredor.

POR: JUSTINO SANCHES CORREIA

                  (BOLAMENSE)

       Portugal, 28 de março de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário