quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Liga Orange: UDIB ASSUME LIDERANÇA PROVISÓRIA E CANCHUNGO SOMA SEGUNDA DERROTA CONSECUTIVA NA PROVA


A quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão (Liga Orange) da presente temporada 2024-2025 abriu ontem com a realização de seis jogos a meio da semana, com vista a acelerar a maior competição de futebol da Guiné-Bissau.

Dos seis jogos realizados esta terça-feira, 12 de fevereiro, apenas a partida entre o Sporting Clube da Guiné-Bissau e o Flamengo de Pefine que foi realizado em Bissau e os restantes 5 foram realizados todos no interior do país.

A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) deslocou-se até leste do país e venceu a formação de Háfia de Bafatá, que regressou esta época desportiva à Primeira Liga de Futebol Nacional.

Os rapazes da avenida, como são conhecidos, venceram a sua congênere de Háfia de Bafatá por 2 a 0 e somaram duas vitórias consecutivas na prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

A UDIB, que venceu na época passada a Taça da Guiné diante do Sport Bissau e Benfica, tem nesta época uma nova equipa técnica liderada por Toni Fundungo, que tem realizado um bom início da época desportiva.

Embora tenha perdido contra o Benfica no jogo da Supertaça e tenha sido eliminada da Taça Amílcar Cabral, a UDIB venceu quatro dos cinco jogos da Liga Orange e tem 13 pontos na tabela classificativa. Com este triunfo frente à formação de Háfia de Bafatá, a UDIB assumiu, de forma provisória, a liderança da competição, uma vez que o Benfica, que tem 12 pontos, só joga esta quinta-feira, 13 de fevereiro, para a quinta jornada.

A formação de Háfia de Bafatá, que joga pela primeira vez a primeira liga de futebol, soma a terceira derrota, mantendo-se com 4 pontos na tabela classificativa. Na jornada anterior, a formação do Leste conseguiu um ponto na sua deslocação ao Pelundo.

De realçar que a formação de Háfia de Bafatá, que há mais 20 anos luta pela subida, é a única representante da região de Bafatá na Liga Orange, uma vez que o histórico clube daquela zona, o Sporting Clube de Bafatá está na segunda liga de futebol nacional.

Nos outros cinco jogos realizados, o vice-campeão nacional, o FC Canchungo, perdeu na região de Oio. Os Lobos de Canchungo, tidos como dos favoritos à conquista da competição, somou esta terça-feira a segunda derrota consecutiva na prova.

Após a derrota na jornada anterior diante do Benfica, no estádio Saco Vaz, o FC Canchungo, foi derrotado por 2 a 1 pelo Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, um dos históricos clubes nacionais que nos últimos anos viveu uma crise interna de liderança. Mas, parece que, com a chegada da nova liderança, esta equipa nortenha ganhou nova dinâmica.

Nos cinco jogos realizados na Liga Orange, os Balantas de Mansoa conseguiram três triunfos consecutivos e dois empates, que lhes permitiram estar nos lugares cimeiros da prova. Após esta vitória diante de Canchungo, o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa tem agora 11 pontos na tabela classificativa e assume o segundo lugar da tabela.

Já os Lobos de Canchungo, que iniciaram bem a prova, continuam no meio da tabela classificativa com 7 pontos e podem ser ultrapassados na tabela pelo FC Cuntum e peloClube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Em Nhacra, arredores de Bissau, a formação local está a ser uma equipa sensação deste início da temporada da Liga Orange. Os Arados de Nhacra, que nos últimos anos têm lutado pela permanência na primeira liga de futebol, estão a realizar um campeonato sensacional.

A formação dos Arados de Nhacra conseguiu alcançar desta, a terceira uma vitória na prova, após o triunfo em casa diante de Nuno Tristão FC Bula, a primeira equipa que venceu a edição inaugural da Taça Amílcar Cabral em futebol.

De acordo com os relatos da imprensa desportiva local, a formação de Nhacra foi superior ao adversário, acabando por vencer a partida por 2 a 0, deixando a formação de Bula na zona crítica da tabela juntamente com o FC Pelundo e os Tigres de São Domingos.

Com esta vitória, os Arados de Nhacra ocupam o quarto lugar da tabela classificativa com 10 pontos, ultrapassando o Sporting Clube da Guiné-Bissau. Enquanto a formação de Bula, que continua sem vencer na prova, mantém-se com 1 ponto na tabela, uma situação que está a preocupar a direção do clube e a equipa técnica.

Em Pelundo, a formação local somou a quarta derrota da Liga Orange após a derrota diante dos Portos de Bissau. Em partida realizada no Estádio Saco Vaz em Canchungo, a formação de FC Pelundo foi derrotada por 2 a 3.

Segundo os relatos da imprensa local, a equipa de Pelundo entrou melhor na partida e marcou dois golos, terminando a primeira parte em vantagem, mas acabou por não conseguir aguentar e sofreu três golos dos Portos de Bissau.

Os Estivadores, que vieram de duas derrotas consecutivas nas últimas duas partidas, conseguiram sacudir a pressão à volta da equipa, alcançando os três pontos na tabela classificativa. Os Portos de Bissau têm agora 7 pontos e alcançaram o FC Canchungo na classificação, enquanto o FC Pelundo permanece na zona crítica da tabela com apenas um ponto.

Em São Domingos, a formação dos Tigres de São Domingos, uma equipa que vive uma crise interna, conseguiu alcançar o seu primeiro ponto na tabela, após a realização de cinco jogos na Liga Orange.

Depois de quatro derrotas seguidas, a equipa de São Domingos recebeu no seu reduto a equipa de Sonaco e conseguiu dar um pouco de alegria aos adeptos com um empate. Foi uma partida equilibrada, mas a formação de casa foi a primeira a abrir o marcador, porém volvidos alguns minutos, a formação de Sonaco empatou o jogo.

O presidente dos Tigres de São Domingos, Mamadu Leni Dabó, pediu união de todos membros da Direção no sentido de permitir ao clube conseguir o seu objetivo, ficar nos cinco primeiros lugares da Liga Orange.

Com este empate, a formação de São Domingos tem um ponto na tabela classificativa, enquanto a equipa de Sonaco faz três pontos, mas ambas as equipas continuam na zona crítica.

Em Bissau, instalou-se a crise de golos e vitórias no Sporting Clube da Guiné-Bissau. A formação leonina somou três empates nesta jornada, após cinco jogos sem marcar nenhum golo.

Tido como um dos favoritos à conquista da prova, os Leões receberam e empataram com o Flamengo de Pefine 0 a 0, em partida realizada no Estádio Lino Correia, perante fraca presença dos adeptos nas bancadas.

Foi uma partida em que o Sporting teve maior posse de bola, mas não conseguiu construir jogadas para traduzir o seu domínio em golos, durante os 90 minutos desta partida da quinta jornada da Liga Orange.

O Flamengo de Pefine, que perdeu na jornada anterior diante dos Arados de Nhacra, montou uma estratégia no meio campo e na defesa, bloqueando completamente as investidas do Sporting. O treinador leonino, Axy Roger, fez várias mudanças táticas, mas não resultou em nada, porque a formação de Pefine não permitiu.

Com este resultado, o Sporting passa a somar 9 pontos na tabela classificativa contra 5 do Flamengo de Pefine. O Sporting foi ultrapassado na tabela por Mansoa e Nhacra, ambas as equipas venceram nesta quinta jornada da Liga Orange.

No final da partida, o treinador do Flamengo de Pefine, Causo Dabó, mostrou-se satisfeito por a equipa ter conseguido um ponto. O jovem treinador enalteceu a capacidade dos seus jogadores em cumprir as orientações da equipa técnica durante os 90 minutos.

No final do jogo, o treinador do Sporting, Axy Roger, não prestou declarações à imprensa. Após o jogo, saiu diretamente do estádio para o clube de Sporting, que fica ao lado do Lino Correia.

Esta não é primeira vez, nesta época, que um treinador do Sporting se recusa prestar declarações à imprensa no final do jogo do campeonato nacional. O então treinador, Pedro Dias também havia feito a mesma coisa.

Os resultados dos jogos já realizados da quinta jornada da Liga Orange 2024-2025:

Sporting 0 Pefine 0

São Domingos 1 Sonaco 1

Mansoa 2 Canchungo 1

Pelundo 2 Portos de Bissau 3

Nhacra 2 Bula 0

Hafia de Bafatá 0 UDIB 2

A quinta jornada termina esta quinta-feira, 13 de fevereiro, com a realização de mais dois jogos: o Benfica, campeão nacional, recebe a visita do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

O jogo será disputado no Lino Correia às 16h30, segundo calendário da LGCF. O clube encarnado, que está imparável na prova, em caso de vitória, vai reassumir a liderança da Liga Orange.

A jornada encerra à noite com a realização da partida entre FC Cumura e FC Cuntum. A formação de Cumura que tem 7 pontos. Se conseguir uma vitória, ultrapassará o Sporting na tabela classificativa. O FC Cuntum, se vencer, vai ultrapassar a formação de Cumura.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário