Foto/arquivo
O Procurador-Geral da República (PGR) afirmou, hoje, que a corrupção torna-se mais sistémica na Guiné-Bissau e, os que são corruptos e corruptores são considerados “melhores filhos” da sociedade.
“Queridos magistrados temos que unir de forma séria para combater a corrupção que está a corroer cada vez mais a nossa sociedade”, exorta Bacari Biai que falava na cerimónia de posse dos 13 novos magistrados do ministério público.
O PGR diz igualmente que o poder judicial deve ser visto como alternativa a violência e a justiça privada usando a nova Tecnologia de Informação e Comunicação para desinformar e divulgar de forma manipulada a realidade dos fatos fazendo passar como vitimas da perseguição jurídica.
“Queremos que se prevaleça o sentido de que os criminosos serão exemplarmente punidos”, sustenta Bacari Biai.
Aos novos magistrados, o PGR explicou que a força da sua instituição faz-se na busca constante do equilíbrio entre a renovação e a tradição.
“ (…) Lembrem-se que, por isso que todos servem à justiça e que uma magistratura coesa, solidária e unida é uma mais-valia para cada um país e para a própria comunidade”, disse o PGR.
Henriquinho Pinhel, em nome dos empossados, sublinhou que o crime está-se a tornar um cancro na Guiné-Bissau, por isso vão fazer de tudo no sentido de alavancar o estado de justiça no país.
“Enquanto magistrados do Ministério Público temos que ser guardiões da legalidade e também fiscalizar as leis da Guiné-Bissau”, lembra o porta-voz dos recém-empossados.
De referir que os 13 magistrados empossados são provenientes do Centro de Formação Judicial, CENFOJ.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário