quarta-feira, 9 de março de 2022

Dia internacional da mulher/Governo Guineense capacita mulheres em matéria de “Liderança feminina”

Bissau,09 Mar 22(ANG) – O Governo através do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social, promoveu hoje uma Mesa Redonda com a participação das mulheres de diferentes instituições públicas e privadas sobre “Liderança Feminina”.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social sublinhou que uma mulher com o acesso à educação pode afirmar a sua participação na liderança.

Maria da Conceição Évora disse que o empreendedorismo tem a virtude de criar postos de trabalho, mover a economia e dinamizar o sector empresarial, especialmente nas classes sociais mais deficitárias.

A governante sublinhou que até ao momento, os programas a favor da camada feminina no país estão longe de dar respostas aos desafios de emprego, agora agravada com a crise derivada da Covid-19.

Disse que, na Guiné-Bissau, a juventude é o activo mais criativo e que as mulheres constituem a camada mais produtora e o seu potencial de ingresso, tanto na transformação de produtos locais como na circulação e comercilaização no mercado não formal acaba por jogar um papel decisivo na transformação da economia familiar, mas também na própria cadeia de distribuição alimentar e serviços.

Por sua vez, o Director-geral da Aldeia SOS, Helder Nosolino disse que o empoderamento das meninas são as melhores formas de luta contra a discriminação.

Os participantes no evento com a duração de um dia, serão facultados com conhecimentos sobre a Educação para um liderança feminina afirmada, a participação política igualitária, a autonomia financeira e a liderança feminina entre outras.

O seminário é organizado pelo Instituto da Mulher e Criança(IMC) e realiza-se no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, assinalado terça-feira, 8 de Março.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário