domingo, 6 de março de 2022

Cooperação bilateral: NABIAM ANUNCIA QUE PORTUGAL VAI ENVIAR TRINTA OFICIAIS MILITARES PARA FORMAR O EXÉRCITO GUINEENSE

O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, anunciou que o governo de Portugal vai enviar, brevemente, ao país trinta oficiais especialistas em diferentes áreas para administrar formação às forças de defesa da Guiné-Bissau.

Nabiam fez este anúncio na tarde deste sábado, 05 de março de 2022, em declarações conjuntas à imprensa com o seu homólogo português, António Costa, que está em Bissau para uma visita de 24 horas para reforçar as relações políticas, no quadro bilateral, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e relançar a cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau.

O primeiro-ministro português chegou ao país no início da tarde de hoje num voo da força aérea portuguesa, acompanhado pelo ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelos ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Nuno Gomes Nabiam explicou que as duas delegações passaram em revista a cooperação bilateral em diferentes setores, no âmbito da execução do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) estimado em 60 milhões de euros (cerca de 40 biliões de Francos CFA). Lembrou que o PEC foi assinado no ano passado pela ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa.

“A nível da educação, o governo português disponibilizou-se para financiar a construção de uma escola em Bissau. No domínio dos transportes marítimos, uma embarcação foi doada para o transporte de pessoas e cargas. A sua reparação custou cerca de um milhão de Euros” disse, acrescentando que há também um projeto da biodiversidade com a duração de quatro anos a ser financiado pelo fundo do ambiente, estimado em 2, 5 milhões de euros.

“No âmbito dos fundos Europeus, há um projeto na área de saúde para a telemedicina e ao combate à covid-19, que deverá ser apoiado pelo governo português”, referiu.

Em relação à situação da emissão de vistos aos estudantes e cidadãos guineense em geral, o chefe do governo, Nuno Gomes Nabiam, explicou que o governo português engajou-se a fazer mais esforços dentro de pouco tempo para garantir vistos aos estudantes para que possam viajar para Portugal a fim de prosseguir os estudos.

Nabiam realçou que a visita do seu homólogo português, depois da tentativa falhada de golpe de Estado, demonstra a solidariedade do governo português à Guiné-Bissau, e transmite um sinal de que o país é “estável” e a garantia de investimentos.

PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGÊS ANUNCIA A EXECUÇÃO DE QUATRO PROJETOS CONCRETOS NA GUINÉ-BISSAU

O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou a execução de quatro projetos concretos na Guiné-Bissau.

“Temos neste momento quatro projetos concretos que gostaríamos de poder avançar rapidamente. O primeiro é relativamente ao treino militar com a presença na Guiné de 30 oficiais especialistas em diferentes áreas e que, nos próximos meses, se deslocarão à Guiné, para o cumprimento dessa missão”.

Costa explicou que o segundo projeto tem a ver com a construção de raiz de uma escola portuguesa em Bissau; e o terceiro é a recuperação do navio “Gaborense” que permitirá fazer ligações entre o continente e o Arquipélago dos Bijagós.

“Finalmente é o estudo que está a ser desenvolvido para poder classificar uma reserva de biosfera, precisamente no arquipélago de Bijagós, reforçando as suas condições para a atração do turismo de natureza altamente influenciador e que será seguramente um importante contributo para a preservação do património natural, mas também para o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau”, sublinhou.

Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Na Ritche
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário