Bissau, 14 Dez 21(ANG) – O Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD) ofereceu três viaturas e 12 computadores portáteis ao Programa Nacional de Luta Contra Paludismo, do Ministério da Saúde, para assegurar o reforço do sistema de saúde e a digitalização das informações.
Em declarações à imprensa após a receção dos materiais, orçados em mais de 150 mil dólares, o ministro da saúde publica guineense Dionísio Cumba disse que registaram-se melhorias significativas em termos de redução do número de mortos ligados ao paludismo, e diz que tal se deve ao esforço conjunto dos parceiros e o Ministério da Saúde.
Por isso, agradeceu ao PNUD pelo donativo que diz vai permitir ao pessoal do Programa de paludismo prestar melhor serviços a população.
“Este é o reforço do sistema de saúde que, há tempos, estamos a pedir, porque com o surgimento da covid-19, muita atenção ficou virada para o seu combate e muitos programas sofreram com isso, em termos de seguimento e execução, bem como a logística que foi absorvida pelo combate a covid-19”, disse Dionísio Cumba.
Na ocasião, o ministro da Saúde recomendou que se ponha fim aos desvios de procedimentos , que segundo ele, prejudicaram a performance do Ministério de Saúde.
Pede ao pessoal do programa a fazer bom uso dos equipamentos recebidos. .
Por sua vez, a representante do PNUD no país, Tjark Egenhof disse ser com “muito prazer” que a organização que representa faça parte da luta contra o paludismo, e participa no fortalecimento do sistema nacional de saúde.
“ Acho que estamos bem sucedidos, porque os números demonstram que o paludismo diminuiu consideravelmente na Guiné-Bissau”, referiu.
Tjark Egenhof disse ser importante que, no futuro, haja melhores evidências sobre os mecanismos e intervenções que dão melhores resultados.
Conosaba/ANG/LPG//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário