terça-feira, 16 de novembro de 2021

PR do Senegal anuncia envio de 15 especialistas em medicina para a Guiné-Bissau



O Presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou hoje em Bissau que vai enviar 15 especialistas em medicina para "ajudar a tratar os irmãos guineenses", no quadro das boas relações entre os dois países.

O líder senegalês fez o anúncio no seu discurso por ocasião da inauguração, em Bissau, de uma avenida com o seu nome dada pelo seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, e cuja construção foi financiada por Macky Sall.

O Presidente do Senegal, a par do líder da Libéria, George Weah, participou hoje nas festividades que marcaram o 56.º aniversário da criação das Forças Armadas e ao mesmo tempo o 48.º aniversário da independência da Guiné-Bissau.

Macky Sall começou por saudar os guineenses, agradecer ao "irmão mais novo Presidente Umaro Sissoco Embaló" para logo de seguida anunciar o envio de médicos senegaleses para a Guiné-Bissau.

"Até final deste mês de novembro vou-vos enviar 15 médicos especialistas para virem aqui apoiar a população da Guiné-Bissau", declarou Sall, salientando as "excelentes relações" entre os dois países, desde o período da luta pela independência do território guineense.

Sobre a avenida, de cerca de dois quilómetros, na zona da Chapa de Bissau até ao mercado de Caracol, o Presidente senegalês disse ser um "gesto de simpatia entre dois países vizinhos e parentes".

O Presidente guineense destacou as "boas relações entre dois irmãos" e ainda enumerou uma série de apoios que "o irmão mais velho" Macky Sall prestou à Guiné-Bissau, destacando uma barcaça que faz a travessia entre o rio Cacheu, na localidade de Farim.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário