quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Alfândegas/40 agentes recém graduados recebem diplomas

Bissau,04 Nov 21(ANG) – Os 40 agentes de controlo aduaneiro recém formados na 39ª classe da Escola Aduaneira do Senegal e do Burkina Faso, receberam quarta-feira os seus diplomas de formação.

Ao presidir o acto, o secretário de Estado do Orçamento e dos Assuntos Fiscais, José Casimiro Varela, disse que a cerimónia tem um significado especial uma vez que os referidos agentes são os primeiros da Brigada de Acão Fiscal(BAF) a receber um diploma aduaneiro.

“Gostaria de aproveitar esta cerimónia para destacar a cooperação exemplar que existe entre as administrações aduaneiras da Guiné-Bissau e do Senegal desde 30 de setembro de 2016”, enalteceu o governante.

Acrescentou que, desde a assinatura do Memorando de Entendimento sobre Cooperação e Assistência Mutua em Matéria Aduaneira, as duas administrações já realizaram várias acções de formação importantes em conjunto.

“De facto, de 2018 a 2020, 10 outros controladores foram formados como parte da 38ª promoção da Escola Aduaneira Senegalesa e além disso, em 2019, 15 funcionários das Alfândegas da Guiné-Bissau foram acolhidos em incubação dentro das unidades aduaneiras de Dakar, e receberam um reforço das suas bases teóricas na referida escola”, explicou.

Casimiro Varela disse que, de 14 de setembro à 2 de outubro de 2020, formadores da Escola de Douanes deslocaram-se a Bissau, como parte de uma missão de capacitação de 90 funcionários aduaneiros da Guiné-Bissau.

Disse que, finalmente em 2021, durante seis meses dois inspetores aduaneiros senegaleses realizaram, a pedido das altas autoridades da Guiné-Bissau, uma missão de apoio técnico e operacional das instância aduaneiras das principais regiões fronteiriças, principalmente Bafatá, Gabú e São Domingos.

Segundo o Diretor-geral das Alfândegas, os recém formados receberam durante 45 dias, o treino inicial de combate, no acampamento militar de Kaolack(Senegal) e os de Burkina Faso receberam treino militar em Bobo.

Doménico Sanca disse que seguiu-se uma formação profissional de acordo com as normas em vigor e abrangendo os quatro assuntos aduaneiros básicos, nomeadamente contencioso, vigilância, legislação aduaneira e tecnologia tarifária.

Aquele responsável informou que, os agentes foram facultados com conhecimentos de 16 outros assuntos adicionais incluindo procedimentos aduaneiros, finanças públicas, inglês profissional, redação administrativa, êtica, inteligência, narcóticos etc. A

Conosaba/NG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário