quinta-feira, 8 de julho de 2021

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONFIRMA PRESENÇA NA CIMEIRA DA CPLP



O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, confirmou a sua presença na XIIIª Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) a decorrer, em Angola, entre os próximos dias 16 e 17 do mês corrente.

A confirmação feita, hoje, aos jornalistas, após a abertura da Xª reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP que decorre, em Bissau, até amanhã.

Para o chefe de Estado não existe problema algum entre os povos guineense e angolano, tendo garantido que enquanto presidente da República vai visitar todos os países lusófonos e, igualmente os seus homólogos vão visitar a Guiné-Bissau para fortalecer o espírito de amizade entra a CPLP.

“Somos povos irmãos. Não sei porquê das pessoas perguntarem sempre se o presidente da Guiné-Bissau vai à Luanda”, diz Umaro Sissoco Embaló.

Existem informações de que os laços de amizade entre os presidentes da Guiné-Bissau e Angola não estariam de boa saúde depois de no Março do ano passado o presidente Umaro Sissoco Embaló ter acusado o presidente João Lourenço de interferir nos assuntos internos do país e também de perseguir a família do antigo Presidente da Angola José Eduardo dos Santos.

No mês passado, o presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Adalberto Costa Júnior, acusou o governo de Angola de negar acreditação à nova missão diplomática da Guiné-Bissau em Luanda.

Angola não tem um embaixador nomeado para a Guiné-Bissau desde 2020, quando Daniel António Rosa deixou Bissau para assumir a chefia da diplomacia angolana em Singapura.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário