terça-feira, 13 de julho de 2021

NÃO EXISTE DESVIO DE 400 TONELADAS DE PESCADO


Numa Conferência de Imprensa, o Ministro das Pescas negou ter avido o desvio de 400 toneladas de peixes, e afirma ter recebido 507 toneladas dos quais 173 pertencentes ao Estado e as restantes 333 aos agenciadores.

Mário Fanbé falava aos jornalistas em jeito de reação às acusações proferidas numa conferência de imprensa pelos partidos do espaço de Concertação e Democrático (PAIGC, APU-PDGB e UM) no dia 07 deste mês, segundo as quais que o Ministério teria desviado 400 toneladas de pescado.

Fambé nega ter desviado essa quantidade de peixe e diz que recebe apenas 173 toneladas e que foram já comercializadas, nesta primeira fase, no mercado nacional, entre os dia 3 e 4 de Junho, e que os 333 toneladas pertencem aos agenciadores estrangeiros.
Os 173 toneladas são doados pelas embarcações chinesas na base de um acordo de pesca assinada entre os dois Estados, disse .
Acrescentou que, de acordo com a lei , todos os armadores com licença para pescar nas águas da Guiné-Bissau, devem descarregar uma certa quantidade para abastecer o mercado nacional.
Mas, segundo o ministro de pescas, isso não significa que esta quantidade de peixe é todo do Estado ou seja os armadores têm o dever de pôr peixes no mercado para consumo interno ,mas continua a lhes pertencer e fazem isso de três em três meses e é vendido de acordo com a sua qualidade.
O governante frisou que isso acontece, porque o Estado guineense perdeu a capacidade de abastecer o seu mercado em peixes, tarefas que outrora realizava através das empresas de pescas: Estrela do Mar ,Guialp entre outras, que entretanto não existem.
Disse que os preços variam ou seja que o Estado vende uma caixa de peixe de primeira qualidade por 12 mil francos cfa enquanto que os agenciadores vendem de acordo com a qualidade do peixe, e os seus preços variam entre 18 e 20 mil francos.
Fambé sustentou que não se pode desviar algo que não existe e que os 173 toneladas que se colocam a disposição do Estado já foram vendidas.
O governante reconheceu que o preço do peixe no mercado nacional ainda esta muito alto ,mas diz que este problema não pode ser resolvido num curto espaço de tempo.
A solução da alta de preço do pescado no mercado nacional, segundo o ministro passa pela criação de uma forta nacional de pescas para se concorrer com agenciadores estrangeiros.
“Se não for má fé ,cada sociedade tem uma maneira de fazer chegar as suas preocupações aos seus governantes, principalmente no caso destes partidos que fazem parte do hemiciclo, onde existem comissões especializadas para cada sector, através de interpelação do Ministro pela Assembleia Nacional Popular. Quando isso não acontece estamos a destorcer informações, confundindo a opinião pública. Se não convergirmos na resolução dos problemas do país ,não vamos à lado nenhum”, disse.
O Ministro das pescas disse que foram desembarcadas no mercado nacional, de 3 à 4 de Junho passado, um total 507.550 toneladas, dos quis 173 pertence ao Estado e 333.890 toneladas aos agenciadores.
Por outro lado, Mário Fambé exortou aos partidos a apresentar denuncia no ministério publico, caso tiverem informação contrarias ou que provam que de facto houve desvio.





Sem comentários:

Enviar um comentário