O presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, anunciou, esta terça-feira (29 de Dezembro de 2020), que as forças armadas guineenses vão iniciar a manutenção da paz a partir do próximo ano de 2021.
O chefe de Estado fez o anuncio durante o seu discurso no ato da inauguração do Liceu “General Biaguê Clusse Na Ntam”, em Finete, sector de Bambadinca, construída pelo próprio Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na Ntam.
Sissoco sustenta ainda que no passado há militares que cometeram erros, mas “nós temos que corrigir”.
“O mundo deve ver a outra parte dos militares, não só a parte que sempre são acusados, mas os militares também constroem a escola para formar os civis, por isso nós todos temos a responsabilidade, uma responsabilidade colectiva, temos que trabalhar para que o povo volte a gostar de nós militares, para que eles [povos] vejam os militares de forma diferente”, enfatiza o presidente para depois anunciar que em 2021, as forças armadas guineenses vão começar a ver as forças armadas da Guiné-Bissau na manutenção da paz”
Em relação, a inauguração do Liceu General Biaguê Clusse Na Ntam, construída pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Sissoco Embalo considera de um acto “impar”, prometendo, no entanto, que ele [PR], também vai construir uma escola em Canquelfa, secção do sector de Pitche, região de Gabú, onde começou o ensino primário.
O patrono do liceu, Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na Ntan, diz que a iniciativa de construir a escola em Finete é para minimizar o sofrimento das crianças que dantes percorrem quilómetros para assistir as aulas, na qual muito deles acabam por desistir.
O Liceu General Biaguê Clusse Na Ntan, em Finete, com a capacidade de levar cerca de 450 alunos, é composto por dois pavilhões, 9 salas de aulas, uma biblioteca e uma sala de informática.
A construção da referida escola contou com o apoio financeiro do antigo chefe do Estado, José Mário Vaz, e de alguns empresários nacionais e estrangeiros que operam no país.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário