quarta-feira, 22 de julho de 2020

«PLANO DE AÇÃO PARA 2020-2023» SECRETARIA DE ESTADO DO ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA GUINÉ-BISSAU


Direção Geral do Ensino Superior e Investigação Científica
PLANO DE AÇÃO PARA 2020-2023

Bissau,  julho de 2020
                                                                                           
1.- Enquadramento e apresentação do Plano de Ação
O Plano de Ação para 2020-2023 constitui o instrumento da Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica (SEESIC)  e da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) para criação, divulgação e valorização do conhecimento não só no padrão da exigência do capital humano, mas também na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo o ensino superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios de cidadania humanista, do saber, da criatividade e da inovação como fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar.

Este Plano de Ação foi harmonizado com o Plano Estratégico para Ensino Superior e Investigação Científica, elaborado em 2014 pelo Comité de pilotagem criado através dos despachos no. 7 e 15/GM/2013 que, com apoio do PAES (Projeto de Apoio ao Ensino Superior) financiado pela UEMOA, apresenta uma ideia clara para a SEESIC. A visão do referido plano mobilizava todos os membros da comunidade académica, com as metas e ações diversificadas. Daqui é derivada uma visão para a SEESIC, no horizonte temporal de 2020-2023.

Ainda convém salientar que o Ensino Superior na Guiné-Bissau é um subsistema muito complexo, tendo em conta a precariedade do sistema educativo e demais fatores como, por exemplo, político, económico, social e cultural do país, que não favoreciam, no entanto, o seu desenvolvimento. Podendo assim ser caracterizado da seguinte forma: um ensino à procura da identidade e qualidade; um ensino com a complexidade/dificuldade técnica; um ensino com má gestão; um ensino com défice de qualificações do corpo docente; um ensino com défice de financiamento e avaliação; um sistema sem aplicação da lei do ensino superior; um ensino sem centros de pesquisa; um ensino sem suportes pedagógicos (laboratórios, bibliotecas, redes eletrónicas, etc.).
Reconhecendo que o Ensino Superior é uma importante estratégia do desenvolvimento social de um país, para além do evidente impacto económico. Com efeito, um país com melhores níveis de educação e formação gera potencial de crescimento, tornando-se também mais atrativo para investimento internacional.

1.1  Função
A Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica SEESIC, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), tem a função de conceção, implementação e seguimento da política do governo em matéria do ensino superior e investigação científica, conforme as leis e regulamento em vigor na República da Guiné-Bissau, as convenções regionais e internacionais referentes ao desenvolvimento e capacitação dos recursos humanos. Aliás, a SEESIC é o responsável pela execução da Política do Ensino Superior e Investigação Científica e demais decisões e orientações do funcionamento das instituições do seu pelouro.

1.2- Atribuições/Competência
ü  Determinação dos objetivos de formação, em concertação com os parceiros sociais e instituições do ensino superior e da investigação científica;
ü  Avaliação dos programas de formação nos setores do ensino superior, assim como acompanhar sua implementação nos estabelecimentos (público e privado);
ü  Aprovação de áreas de formação no ensino superior, das condições de aceso, progressão e qualidade dos diplomas a atribuir;
ü  Promoção da investigação pedagógica visando a melhoria da qualidade dos docentes ;
ü  Determinação das condições da abertura e fecho de estabelecimentos públicos e privados do ensino superior ;
ü  Promoção da investigação científica fundamental e aplicada, bem como sistema de documentação e de informação científica ;
ü  Determinação de condições de recrutamento, de formação, de afetação e de promoção dos docentes, assim como de condições salariais e de reforma; 
ü  Determinação de recrutamento, de formação, de feto e de promoção do pessoal administrativo do ensino superior e investigação científica;
Assim, para assegurar a sua missão definida supra a Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica deveː
ü  Preparar e propor ao Governo as política, estratégias e planos de ação do ensino superior e da investigação científica, e outros domínios da sua competência, assegurado a implementação destas políticas ;
ü  Propor as medidas legislativas e regulamentares necessárias a implementação de políticas nacionais em matéria do ensino superior e investigação científica, assegurando a sua aplicação;
ü  Propor a implementação de concertações, de coordenações interministeriais e/ou de outros órgãos de natureza académica e científica de modo a garantir melhor eficiência da sua missão;  
ü  Assegurar a representação do Estado da Guiné-Bissau nos organismos regionais e internacionais em matéria do ensino superior e investigação científica, dos quais o país é membro e/ou convidado, UEMOA, CEDEAO.
ü  Por fim, para que tudo isso seja uma realidade, a Secretaria do Estado do Ensino Superior e Investigação Científica deve ordenar o seu próprio orçamento dentro da proposta do Orçamento Geral do Estado.

1.3- Estrutura Orgânica da Direção Geral do Ensino Superior

1.3.1- A Direção Geral do Ensino Superior e Investigação Científica
1.3.2- Direção de Serviço do Ensino Superior e investigação científica
1.3.3- Direção de serviços de cooperação Académica Institucional organização e seguimento do ensino superior
1.3.4- Direção de serviços de orientação Controle e Seguimento dos estabelecimentos privados do Ensino Superior

2.Linhas de Orientação estratégica
2.1-No plano funcional institucional

Ø  Reconsiderações das diretivas, das políticas e das recomendações da UEMOA, UNESCO, CEDEAO, CPLP e outros parceiros, de modo a melhor integração e enquadramento do país em redes da Sub-região em matéria do ensino superior e investigação científica;
Ø  Realização de workshop sobre ensino superior e investigação científica e tecnologia de informação e comunicação de modo a discutir de forma profunda as grandes questões e estratégicas de operacionalização do plano Estratégico e das Recomendações da Concertação Nacional sobre Ensino Superior;
Ø  Garantia da presença da Universidade nos espaços de decisão comunitários;
Ø  Implantação, com ajuda dos parceiros, de infra-estruturas comuns ao público e privados (laboratórios, Bibliotecas Universitária e restaurante Universitária).

2.2- No plano jurídico-legal, publicação e disseminação

Ø   Aplicação do Estatutos da carreira Docente Universitária;
Ø  Disseminação para o efeito de apropriação da lei n°3/2011 do ensino superior e da investigação científica e consequente aplicação da mesma;
Ø  Aprovação do Estatutos da Universidade Amílcar Cabral (UAC) ;
Ø  Revisão dos estatutos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) ;
Ø  Revisão pontual da lei n°3/2011
Ø  Revisão dos estatutos da ESE
Ø  Revisão dos estatutos da Escola Nacional de Administração – ENA;
Ø  Aprovação dos Estatutos da Faculdade da Motricidade Humana;
Ø  Proposta de regulamentação e aplicação da lei do ensino superior e da investigação científica.


2.3-No plano de formação

Ø  Elaboração de propostas de formação em áreas emergentes e identificadas como estratégicas do desenvolvimento do país;
Ø  Estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior para o acolhimento de
estudantes, em especial do espaço de língua portuguesa;
Ø  Adoção de políticas ativas de recrutamento de estudantes;
Ø  Elaboração de uma política nacional de formação direcionada ao mercado de trabalho e emprego;
Ø  Recenseamento dos estudantes Bolseiros da Guiné-Bissau no estrageiro. DGES/MNES/Associação dos estudantes ;
Ø  Elaboração de um quadro de parceria implicando o governo, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica;
Ø  Garantia de funcionamento do Centro de Formação a Distância; 
Ø  Preparação e assinatura de Memorandos de entendimento com os países amigos, ou seja, doadores de bolsas de estudos, para a formação no 2, e 3° ciclos e pós doutoramento em vários domínios da ciência;
Ø  Prospeção de novos parceiros no domínio da formação a nível do 2, e 3°siclos;
Ø  Reforço de capacidade do pessoal da DGES nos domínios de reconhecimento dos certificados e inspeção do Ensino Superior.

2.4- No plano da Dinâmica de investigação

Ø  Promoção da cooperação e desenvolvimento com as instituições de Ensino Superior;
Ø  Dinamização da investigação e inovação pedagógica do Ensino a Distância; 
Ø  Relançamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) enquanto instituto de investigação Científica, através de uma reforma profunda do seu estatuto e pessoal de investigação;
Ø  Elaboração e apresentação aos parceiros estratégicos de um plano de investigação científica para obtenção de fundos competitivos de investigação;
Ø  Promoção da política de participação dos Docentes/Investigadores nos colóquios e encontros internacionais e regionais de investigação.
3- Atividades previstas e recursos
3.1- Recursos Humanos 

Perante os desafios a SEESIC possui um total de 21 técnicos, sendo 5 são titulares de diplomas de mestrado, 13 titular de diplomas de licenciatura, 2 nível de formação médio, 1 com grau de doutoramento. De referir que o departamento de Estado que ocupa do Ensino Superior e Investigação científica possui apenas 1 técnico/quadro com o grau de doutoramento, o que poderá testemunhar a necessidade de formação a esse nível académico, em contrapartida, o grosso do mestrado refere aos qualificados em área da Educação. Outrossim, pelo menos nesta fase, a Secretaria de Estado deve procurar estrategicamente junto das instituições sob sua tutela quadros colaboradores capacitados a fim de fazer fase aos desafios traçados. Todavia, a realidade testemunha a urgente necessidade de recrutar, de forma pontual, quadros competentes a fim de se juntar aos já existentes e montar equipa de trabalho eficiente ao longo dos 4 anos de mandato.

3.2- Recursos Financeiros

Para que o plano de atividades seja uma realidade, a Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica deve propor o seu próprio orçamento dentro da proposta do Orçamento Geral do Estado.

3.3- Programa de formação e capacitação
3.3.1- Referente ao pessoal docente e pessoal administrativo;

Ø  Formação de quadros superiores e do pessoal administrativo da SEESIC (formação em planificação da educação; gestão de recursos humanos das instituições do ensino superior);
Ø  Formação de quadros superiores e do pessoal administrativo da IES, e, em particular, da UAC (formação em planificação da educação, gestão de recursos humanos das instituições do ensino superior);
Ø  Reforço de capacidade do pessoal da DGES nos domínios de reconhecimento de diploma e inspeção e elaboração de plano de estudos curriculares;
Ø  Formação gradual (académica e pedagógica) dos quadros de nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, de modo a melhorar a qualidade do Ensino Superior e o desenvolvimento da capacitação humana.

3.4- Parceiros (nacionais, regionais e internacionais)
3.4.1- Possíveis parceiros multilateraisː
BAD/UEMOA/BID

Ø  Formação dos docentes das instituições do ensino superior;
Ø  Instalação de equipamento de uma biblioteca pública de raiz para os estudantes dos ensinos superior guineense;
Ø  Promoção de mobilidade dos docentes/investigadores através de financiamento para participação nos eventos regionais e internacionais de investigação científica (colóquios e congressos)

União Europeia

Ø  Promoção de mobilidade dos docentes/investigadores no espaço europeu (Centros especializados de excelência), caso do projeto ֞ERASMUS Mundos extenso aos países de ACPː (acordo caribe e pacifico); 
Ø  Reabilitação das unidades de ensino da ESE (exemplo da escola de formação de Bolama e outras unidades orgânicas), a partir de uma reorganização do seu quadro diretivo, docentes, cursos e programas de formação, bem como a retoma do acordo de capacitação e formação dos docentes e pessoal administrativo (exemplo do acordo com o instituto politécnico de Viana de Castelo).


3.4.2- Parceiros Bilaterais

Pretende-se com o presente plano de ação intensificar às ligações (acordos de parcerias) com instituições dos países doadores de bolsas de estudos, nomeadamente, Marrocos, Brasil, Rússia, Portugal, Argélia, China, Tunísia, Cuba, Togo, Gambia e Senegal, nos domínios a definir posteriormente.
3.5- QUADRO RESUMO DE PLANO DE AÇÃO 2020-2023
Atividades

Objetivos Estratégicos

Resultados esperados
Responsáveis
Período de Execução
Visitas nas instituições públicas do Ensino Superior
Constatar as dificuldades existentes nos estabelecimentos do Ensino superior
Funcionamento de estabelecimentos do ensino superior melhorado
GM/SEESIC/DGESIC/PARCEIROS 
 junho e outubro de 2020
Revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsa de estudos
Estabelecer as normas de atribuição de bolsa de estudo para os alunos que ingressam no Ensino Superior
Bolsa de estudo atribuída com maior transparência  
GM/SEESIC/DGESIC
maio e junho de 2020
Revisão de Plano Estratégico para Ensino Superior e Investigação Científica
Introduzir as novas estratégias para assegurar o melhor funcionamento do estabelecimento do Ensino Superior
Plano Estratégico para Ensino Superior e Investigação Científica revisto
GM/SEESIC/DGESIC/Parceiros
agosto de 2020
Criação de Banco de dados para instituição do ensino superior
Controlar o funcionamento das instituições do Ensino superior
Instituições de ensino superior identificadas e controladas
GM/SEESIC/DGESIC/parceiros
 agosto e setembro de 2020
Formação de técnicos/as dos estabelecimentos do ensino superior em matéria de estatística
Capacitar os técnicos nas áreas de estatística
Técnicos dos estabelecimentos do ensino superior capacitados 
SEESIC
DGESIC/parceiros

janeiro e fevereiro de 2021
Regulamentação da lei do ensino superior e investigação científica
Regulamentar o subsistema do ensino superior e investigação científica
A Lei n 3/2011 do ensino superior e investigação científica regulamentada
SEESIC
DGESIC/parceiros

setembro a dezembro de 2020
Formação contínua de professores/as e técnicos/as do ensino superior
Atualizar os professores por forma acompanhar os constantes desafios da contemporaneidade no domínio do ensino superior
Professores e técnicos do ensino superior atualizados.
SEESIC
DGESIC, ESE e parceiros)

janeiro a dezembro de 2021
 
Formação contínua de professores/as e técnicos/as do ensino superior
Atualizar os professores por forma acompanhar os constantes desafios da contemporaneidade no domínio do ensino superior
Professores e técnicos do ensino superior atualizados.
SEESIC
DGESIC, ESE e parceiros)

janeiro a dezembro de 2021
Afetação do corpo docente na UAC
Afetar os pessoais docentes com competências profissionais para assegurarem o ensino de qualidade na UAC
Ensino de qualidade assegurado  na UAC
MENES
2021- 2023
Revisão e implementação do Estatuto de Carreira Docente do Ensino Superior
Criar condições para implementação dos Estautos da Carreira Docente
Estatutos de Carreira Docente Implementada
MENES/MEF
2021- 2023
Criação e implementação do Curso de Língua Árabe em Tchico Té
Implementar curso de Língua Árabe na escola de Formação de Professores –  Tchico Té  
Curso de Lingua Arabe implementado
MENES/ESE
2020-2023
Dinamização da Autoridade de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior.   
Acreditar e Avaliar o Ensino Superior.
Estabelecimentos do ensino superior avaliados acreditados
MENES/SEESIC
DGAAAES/DGESIC
2020-2023
Criação do Corpo Docente próprio da UAC, ENA e ESE
Afetar Corpo Docente próprio da UAC, ENA e  ESE
Corpo Docente próprio da UAC, ENA e  ESE afetado
MENES/DGRH
2020-2023
Realização do Colóquio sobre ensino superior 
Realizar o Colóquio sobre ensino superior
O Colóquio do ensino superior realizado
MENES/SEESIC/DGES/Parceiros
2021-2023
Elaboração de orientações gerais para o ensino superior
Elaborar as orientações gerais para o ensino superior
As orientações gerais do ensino superior elaboradas
MENES/SEESIC/DGES/
2020-2021
Formação de nivelamento de professores/as da ESE
Elevar o nível dos professores e assegurar melhor qualidade do ensino superior
Formação de nivelamento dos professores da ESE realizada
SEESIC/ DGESIC e ESE/parceiros

2021-2023
Revisão do Estatuto da ESE
Articular o Estatuto da ESE com a lei do ensino superior (careira docente).
Estatutos da ESE revistos e articulados com a lei do ensino superior.
SEESIC/ESSE//parceiros

julho e agosto de 2020
Elaboração de proposta de aquisição de laboratórios elementares para ESE
Identificar algumas especialidades incorporadas na ESE (Tchico Te) de laboratórios específicos
Laboratório para áreas específicas na unidade do ensino Tchico Te instalado.
SEESIC/ESE/parceiros

janeiro a dezembro de 2021
Elaboração de propostas de formação em áreas emergentes e identificadas como estratégicas do desenvolvimento do país
Definir áreas prioritárias de formação para o desenvolvimento
Áreas de formação prioritárias definidas e implementadas
SEESIC/DGES/parceiros
janeiro e fevereiro de 2021
Elaboração de proposta de criação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação
Definir políticas educativas nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação.
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação criado
MENES/Governo
julio e agosto de 2020
Análise e aprovação dos Estatutos da Universidade Amílcar Cabral
Aprovar os estatutos da universidade Amílcar Cabral
Estatutos da Universidade Amílcar Cabral aprovados e publicados no Boletim oficial
MENES/Governo
setembro de 2020
Análise e aprovação dos Estatutos da Faculdade de Motricidade Humana
Aprovar os estatutos da Faculdade de Motricidade Humana
Estatutos da Faculdade de Motricidade Humana aprovados e publicados no Boletim oficial
MENES/Governo
setembro 2020
Elaboração do Plano de reabilitação da Universidade Amílcar Cabral (UAC)
Definir o plano de reabilitação da Universidade Amílcar Cabral (UAC)
Universidade Amílcar Cabral (UAC) reabilitada;
MENES/parceiros
2020 - 2021
Garantia de funcionamento do Centro de Formação a Distância; 
Criar condições adequadas para funcionamento do Centro de Formação a Distância; 
Funcionamento do Centro de Formação a Distância garantido com condições adequadas. 
MENES/parceiros
setembro de 2020
Implementação de formação a Distância (mestrado, doutoramento e pós-doutoramento)
Implementar formação a distância, a semelhança de outros países
Formação a distância implementado
MENES/CFD/paceiros
2020-2023
Mobilização dos antigos professores da UAC para Reforçar a capacidade de intervenção e influência da mesma em espaços internacionais
Reforçar a capacidade de intervenção e projeção da UAC, dinamizando a investigação e inovação pedagógica  
Capacidade de intervenção da UAC reforçada nos domínios da formação e investigação científica
MENES/parceiros
outubro de 2020-2021
Criação de acordo de parceria de construção de campus universitários em três províncias do país.
Definir acordo de parceria de construção de campus universitários em três províncias do país.
Campus universitários em três províncias do país construídos,
MENES/parceiros
2020 - 2023
Garantia da presença da Universidade nos espaços de decisão comunitários.
Definir política de intercâmbio universitário nos espaços comunitários.
Política de intercâmbio universitário nos espaços comunitários definida.
SEESIC/parceiros
2020 -2023
Elaboração dos memorandos de bolsas de estudos
Revitalizar as cooperações multilateral, bilateral e regional no âmbito de bolsas de estudos já existentes entre a Guiné-Bissau e países parceiros e granjear novas parcerias
Memorandos de obtenção de bolsas de estudo assinados com os países parceiros da Guiné-Bissau
SEESIC/DGES/parceiros

junho de 2020 a janeiro de 2021
Intensificação das ligações já existentes com instituições dos países doadores de bolsas de estudos.

Reforçar as relações com as instituições dos países doadores de bolsas de estudos.

As relações com instituições dos países doadores de bolsas de estudos reforçadas.

MENES/países doadores
2020 - 2023
Promoção de ações de divulgação da produção científica nas Universidades públicas e privadas
Incentivar ações de divulgação da produção científica universitária;
A produção científica nas universidades divulgada e promovidas
MENES/universidades
2020 - 2023
Realização de workshop sobre ensino superior, investigação científica e tecnologia de informação e comunicação;
Analisar métodos e novas abordagens sobre o Ensino superior e investigação científica e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no mesmo.
Métodos e novas abordagens sobre o Ensino superior e investigação científica e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no mesmo realizado.
SEESIC/DGESIC/parceiros

2020 - 2023
Recenseamento de estudantes interno e externo da Guiné-Bissau
Conhecer o número de estudantes guineenses no estrangeiro, para melhor definir a formação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país
Os estudantes guineenses no estrangeiro identificados e recenseados nas suas áreas de formação
 DGES/Associação de estudantes/parceiros
janeiro e fevereiro de 2021
Criação e lançamento de projeto de bolsas de estudos internos nas instituições do ensino superior público e privado
Garantir oportunidade de ingresso no ensino superior para jovens guineenses
Projeto de bolsas de estudos internos lançado e concretizado
MENES /parceiros
2021-2023
Obs: A materialização do presente Plano de Ação será feita mediante os meios financeiros postos a disposição da Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica.
                                                                                                                                                 O Secretário de Estado
                                               
                                                                                                                                                 Mestre Garcia Biifa Bedeta                                                                                                       

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