quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

GOVERNO GUINEENSE PROMETE ASFALTAR ESTRADAS DA CAPITAL JÁ NO PRÓXIMO MÊS DE JANEIRO

O governo através do ministério das Infra-estruturas, Habitação e Desenvolvimento Humano prometeu asfaltar as principais estradas da capital Bissau no próximo ano (Janeiro a Fevereiro).

A promessa é feita esta quarta-feira (4/12) pelo director-geral das Infra-estruturas e transportes para analisar o estado das estradas da Guiné-Bissau e a condição para a sua melhoria a fim de serem transitáveis para a população.

De acordo com o Ismael Marcolino Soares da Gama de momento realizar-se-á reabitação através da terra batida e única via que será alcatroada, “ é a de retunda da 2ª esquadra a Granja.

“A partir do próximo ano, de Janeiro a Fevereiro, as estradas de Bissau com o financiamento do BOAD e do próprio governo, vão ser pavimentadas ou seja reposto com alcatrão que existia da época colonial. Neste momento, realizar-se-á reabitação das vias através da terra batida e única via que será alcatroada será a de retunda da 2ª esquadra a Granja”, garantiu o director-geral das infra-estruturas e transportes.

Em relação a estrada de Empantcha que contínua na péssima condição, o responsável reconheceu a situação crítica deste troço que segundo ele exige uma melhoria mais rápida.

“A estrada de Empantcha é crítica ainda agora estive a falar com o ministro para ver qual é possibilidade para sua melhoria porque está no programa de emergência do governo, mais confesso-vos que os fundos não dão para todas as estradas neste momento”, referiu Ismael Soares da Gama.

No que tange as reabilitações que o ministério das Infra-estruturas tem vindo a executar nas diferentes artérias na época chuvosa, Ismael da Gama garantiu que esta situação não voltará a acontecer mais, uma vez que é desperdício da verba.

“Garanto-vos que isso não vai acontecer portanto, o que vamos fazer é intervir três meses antes a fim de diminuir os custos financeiros”, mencionou o responsável.

Confrontado com queixas dos motoristas em relação a má condição das vias rodoviárias e que pagam sempre a contribuição do Fundo de Conservação Rodoviária, Ismael Soares da Gama disse que o governo só vai conseguir efectivamente resolver esta situação quando as estradas estão asfaltadas.

O plano de melhorias das estradas vem no âmbito do programa da emergência do governo liderado por Aristides Gomes em que algumas vias de Bissau assim como do interior estão a ser reabilitadas através da terra batida.

A iniciativa que está a merecer as críticas de população devido a poera que sofrem diariamente com a circulação das viaturas, uma vez que a própria vias em melhoramento não está a ser regada.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário