domingo, 14 de julho de 2019

«ARTIGO DE OPINIÃO Nº 7 - 2019» "ATÉ HOJE OS GUINEENSES - ESTÃO A PROCURA DOS LIDERES CARISMÁTICOS, DO SOSSEGO, DE ESTABILIDADE POLÍTICA, DO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAÍS E BEM - ESTAR DO POVO QUE À 46 ANOS AINDA NÃO CHEGOU E NÃO SABEMOS QUANDO É QUE VAI CHEGARÁ?" - MALAM GOMES

RGB - Quarenta e seis (46) anos da independência, vinte e cinco (25) anos do regime democrático ou de multipartidarismo e pela primeira vez da história do nosso país desde independência, regime democrático e do multipartidarismo o Presidente da República teve cinco (5) anos no palácio e no mandato sem golpe de estado e uma legislatura de quatro (4) anos sem eleições antecipadas (MESMO COM BAIXOS E ALTOS) é um bom sinal para os guineenses e amigos da Guiné – Bissau.

VEJAMOS OS GANHOS E PERDAS DE TODAS ESSAS PASSAGENS:
Guineenses devemos olhar para o mundo de hoje e ver como  ele é pensarmos um pouco. Cada caso é o caso, há interesses contraditórios em todo mundo (dentro e fora da porta), não é só no nosso país RGB - os líderes mundiais têm muitos materiais para trabalhar e as grandes potências têm as suas agendas muitas vezes escondidas, os seus interesses económicos, políticos, estratégicos, andam abusar, brincar com as relações de estado a estado e as leis internacionais – Prejudicam países frágeis como a nossa RGB, que tem conflitos e confrontos de ideias permanentes sem fim a vista.
Vejamos desde a nossa independência a quarenta e seis (46) anos até hoje tudo está para fazer – parece que a nossa independência foi ontem.

Vinte e cinco (25) anos do regime democrático ou multipartidarismo, também não nos trouxeram nada de novo e nem valia pena.

Cinco anos do mandato da sua excelência Dr. José Mário Vaz como Presidente da República eleito numa eleição – livre, pacífico, transparente, aceitáveis e reconhecidas (dentro e fora da portas), é o Presidente de todos os guineenses e por inerência do cargo também é o Comandante em Chefe das Forças Armadas – Pela primeira vez desde a nossa independência e implementação do nosso regime democrático ou multipartidarismo ouve, foram:
Restruturado guarda presidencial, demissão e nomeação do novo Chefe de Estado - Maior General das Forças Armadas - Sem problemas e apareceu os problemas até hoje, a mais de quase cinco (5) anos na demissão do governo chefiado por - Eng. Domingos Simões Pereiro.

Mesmo com as eleições legislativas, não estão ainda asseguradas nada, estabilidade política e governabilidade do nosso país RGB permanecem incógnita?! (Clarificação só depois das presidenciais marcadas para próximo mês de novembro)?!

 É só depois das eleições do novo Presidente da República e a sua tomada de posse é que vai ficar tudo clarificado. – Quem é quem vai chefiar o governo e a composição da mesma - Própria legislatura não está assegurada para os próximos quatro (4) anos sem as eleições antecipadas! Tudo é possível no nosso país pequena faísca acende logo o lume.

 Os nossos maiores problemas não estavam nos nossos militares, mas sim nos nossos políticos ou nos nossos corruptos.

Como se explica ou como é possível no estado democrático o Presidente da República demitir o Primeiro-ministro e não consegue nomear o novo primeiro-ministro e o seu governo, o país fica no impasse sem governo duradoura, mesmo tentando nomear vários Primeiros-ministros e governo, nenhum conseguiu aprovação do programa do governo o orçamento geral de estado (OGE) a mais de que cinco (5) anos é só no nosso país RGB é que isso acontece. Quem é que é culpado de tudo isso?

RESPOSTAS – SÃO OS NOSSOS POLÍTICOS – ELES FORMARAM OS PARTIDOS E MOVIMENTOS POLÍTICOS, PARA ESTAREM EM FRENTE DO PAÍS, DA SOCIEDADE (PESSOAS) E ESSEGURAR A GESTÃO DE TUDO.

Vejamos é uma vergonha desde a nossa independência a 46 anos e 25 anos de implementação regime democrático ou multipartidarismo – Sempre ouve alteração do poder por força maior ou golpe de estado e o Presidente de ANP chegava sempre a Presidência da República é ilegal e é Constitucional, devemos abster dessas praticas e ao fim ao cabo eram os políticos é que faziam os golpes de estado.

NO NOSSO PAÍS REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS RRPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU.

História - Pela primeira vez o Presidente da República eleito chegou o fim do mandato de cinco (5) anos no palácio sem golpe de estado;

História - Pela primeira vez o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), não chegou a Presidência da República;

Pela primeira vez a legislatura chegou ao fim sem eleições antecipadas;
É de louvar pela primeira – Nenhuma mãe e nenhum pai perdeu o filho (a), nenhuma criança, ficou órfão, nenhum cidadão perdeu a família, amigo e conhecido por razões políticos – isso só por si é um bom sinal.

História - Pela primeira vez nenhum cidadão foi torturado, foi preso, foi morto, desapareceu por razões políticas;
História - Pela primeira vez nenhum jornalista desapareceu, foi preso, foi torturada, foi impedido de exercer a sua profissão por razão política, chegamos ao fim de um Capítulo e vamos iniciar outro.

Está tudo desenhado - Se tudo correr como previstos pelos nossos políticos, porque o povo está a espera e desta vez (Nós Guineenses) todos vamos decidir participaremos directa ou indirectamente, mas queremos regras e jogos limpos - Possivelmente vai ficar tudo clara nas presidenciais, mas não vai dar nada muitos dos nossos políticos não estão preparadas para perder e quem não está preparada para perder, não está preparada para vencer, que não está preparado para receber as ordens, não está preparado para dar as ordens e quem não tem o estomago grande para engolir os sapos vivos – Não está preparado para ser bom líder, ser um bom chefe de família e nem para ser nada.

Na política não há inimigo, há sim adversário político e a democracia dita quem ganha as eleições governa os que perderem ficam na oposição e fiscalizam ação do governo.
Nada cai no céu e nem nada nasce no solo – tudo o que cai e nasce, sem intervenções do Homem, não serve quase nada (quem quer peixe tem que molhas os pés)

Qualquer que seja o ser humano deve ter ou conquistar o seu lugar na sociedade e no mundo por mérito e não por manipulação, mentiras e intrigas, mas não é automático - Não devemos deixar nada para dizer e nem para fazer – Devemos fazer o possível para que o melhor fosse feito para bem da humanidade e do mundo.

Todos nós devemos ser utilizador e pagador – Trabalhar, trabalhar limpo e bem porque nascemos nuas sem nenhuma peça de roupa no corpo e encontramos muitas coisas no mundo o nosso direito é:
Trabalhar, trabalhar e trabalhar, para podermos deixar também muitas coisas para geração vindoura e para o mundo.

Deixo aqui uma anedota e uma pergunta para responderem nos -  EUA, quando BaraK Obama nasceu os negros americanos não votavam e Ele não só pode votar como pode ser votado e foi votado e ganhou as eleições no grande país EUA. Porquê? Tento responder eles apostaram no:
Trabalho sério e continuado, luta permanente e por etapa, aposta na educação, formação e persistência, sem apontar o dedo e nem criticar.

Só não falham, não cometem os erros as pessoas que não trabalham.

Pergunto quem é que pode ocupar o lugar de destaque no nosso país e no mundo - Sem ter falhas ou cometer os erros? Resposta - Ninguém.

Não entro em pormenores, mas ninguém pode liderar ou governar com intoxicação interna e externa generalizado como o caso do nosso país.

Ética, valores e a nossa pátria RGB - Estão ser posta em causa ou no segundo plano – Sociedade guineenses que cuidem!...

O nosso país RGB, precisa de mudanças já, não daqui a 5, 10 ou 15 anos.
Pergunto – Porquê que os nossos políticos falam do país, do estado da constituição, das leis vigente do nosso país RGB, os estatutos dos partidos e movimentos políticos e da sociedade civil.
Esses Elementos nunca foram respeitados desde a nossa independência até hoje pelos nossos políticos ou corruptos – fazer política eram para servir a sociedade (Pessoas) e não ao contrário, no nosso país, (Eles) os nossos políticos só servem a si mesmo os seus é muito e muito grave?!

Falamos do nosso país RGB porquê - Os nossos políticos fazem de mais, o que eles fazem não se faz em nenhum país no mundo.

 Não é só na Guiné – Bissau é que tem os problemas - Não é só a Guiné – Bissas é que tem partidos e movimentos políticos;
Qualquer país no mundo de hoje tem tudo os problemas que temos no nosso país República Guiné – Bissau.

O que faltam os nossos políticos é a – Confianças, solidariedade, trabalha sério, verdade, diálogo, respeito mútua e reconhecimento.

No mundo de hoje, quase todos os países são ingovernáveis, não é só o nosso país República da Guiné - Bissau, os nossos políticos que cuidem com os seus comportamentos e atitudes?!  - Eles e Elas – São espelhos e imagem da nossa sociedade e do país.

Malam Gomes Cidadão pró – ativo

Sem comentários:

Enviar um comentário