domingo, 14 de julho de 2019

GUINÉ-BISSAU CAMPEÃ AFRICANA DA MODALIDADE DE SAVATE BOXE

A Federação da modalidade de savate boxe campeã afrA Federação da modalidade de savate boxe campeã africana em título, apresentou esta sexta-feira (12/7) uma taça e a medalha conquistada no campeonato do mundo realizado em AMAMED na Tunísia de 12 a 16 Junho último.

Para o presidente da modalidade fundada no país há 2 anos, Sabum Seide, a conquista do título de campeão africano da modalidade foi uma surpresa devido a sua estreia na competição.

“ Eu, como responsável moral da modalidade, fiquei surpreso com a conquista que nos levou a participar no mundial de modalidade que teve lugar na Tunísia”, revelou o responsável.

Sabum Seide deixou um pedido ao governo no sentido de apoiar os atletas guineenses que vivem no senegal para, pelo menos conseguirem chegar ao país de residência. “O único pedido que quero deixar ao governo é que apoie os atletas a regressarem seu país de vivência depois de terem representado a Guiné-Bissau”.

Entretanto, o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Dionísio Pereira, sublinhou que, primeiro, “é preciso organizar para implementar uma política nacional de desportos em curto espaço de tempo para depois poder tirar proveito”, tendo adiantado que “ actual governo está muito engajado em organizar o sector que passa pela política nacional de desporto que irá permitir a perspectivação do desporto ”.

De referir que o país participou com 6 atletas e conquistou 4 medalhas 2 de ouro e 2 de bronze conquistando assim o título africano da modalidade savate boxe, realizado em Dacar de 09 a 16 de novembro 2018.

O savate foi desenvolvido por marinheiros franceses por volta da época das colonizações no século XVIII (por volta de 1790). Pelo fato do savate ter sido desenvolvido em alto mar, é uma arte marcial que preza muito o equilíbrio. Começou por ser um tipo de luta de rua e era muito frequente encontrar combates em Paris e no norte da França. No sul, especialmente no porto de Marselha, os marinheiros também desenvolveram um estilo de luta que envolvia pontapés altos e estaladas com a mão aberta, o que contribuiu para o desenvolvimento da modalidade.

Por: Baió Danso/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário