segunda-feira, 22 de julho de 2019

GOVERNO GUINEENSE CRIA AGÊNCIA DE EMPREGO JUVENIL


Bissau, 19 Jul 19 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau, através da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto aprovou em Conselho de Ministros a criação da Agência de Emprego Juvenil que servirá de elo de ligação entre os jovens com o mercado de trabalho.

A informação foi avançada pelo Secretário de Estado de Juventude e Desporto Dionísio Pereira hoje em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné (ANG.

“Os jovens em desemprego vão ser registados na referida Agência e durante o tempo em que estiveram desempregados, beneficiarão de formação de reforço de capacidades nas suas áreas de formação e dependendo do interesse de cada um”, explicou o Secretário de Estado de Juventude e Desporto.

O governante disse que a camada juvenil constitui cerca 60 por cento da população guineense, acrescentando por isso que vai privilegiar as suas formações e que passará pela atribuição equitativa de bolsas de estudos.

Dionísio Pereira sublinhou que já estão a trabalhar nesse sentido em colaboração com o Ministério da Educação, porque há jovens urbanos, universitários, rural e deficientes e para o efeito é preciso serem capazes de elaborar políticas públicas para atender as necessidades da juventude.

Por outro lado, disse que o governo já dispõe de uma Política Nacional de Juventude, por isso prometeu fazer de tudo para a sua implementação prática.

Instado a falar do sector desporto, Pereira afirmou que o sector depara com falta de infraestrutura e de quadros, por esta razão a Secretaria de Estado de Juventude Desporto prometeu fazer diligencia para a formação de quadros para que possam corresponder com as actuais exigências do sector.

A propósito informou que têm em carteira a transformação da actual Direcção Geral de Desportos num Instituto Nacional dos Desportos, alegando que o país precisa de uma instituição para estabelecer parcerias com outras por forma a dinamizar o sector do desporto em geral.

Dionísio Pereira sublinhou que perspectivam realizar uma Conferência Nacional sobre o estado do Desporto para que as pessoas possam apresentar as suas ideias para a melhoria do sector e consequentemente a elaboração de um Plano Nacional para o sector por um período de dez anos.

Quanto a prestação do serviço da Selecção Nacional de Futebol no último Campeonato Africano da Nações(CAN-2019),disputado no Egipto, o governante afirmou que de facto a equipa nacional precisa de melhorar o seu desempenho nas competições internacionais.

Pelo que garantiu trabalhar em colaboração com Federação Nacional de Futebol, desde logo a começar pela elaboração de um roteiro a partir do qual o governo vai assumir as suas responsabilidades em relação a Selecção Nacional de Futebol.

Quanto ao pagamento de subsídios em atraso aos jogadores da equipa nacional de futebol que tem sido um dos problemas entre a Federação de Futebol da Guiné Bissau e os atletas, disse que o governo vai continuar a honrar os seus compromissos como fez recentemente. 

Conosaba/ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário