domingo, 21 de julho de 2019

«EMBAIXADA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU EM CABO VERDE» ENCONTRO DA MINISTRA DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS COM A COMUNIDADE GUINEENSE EM CABO VERDE


A Sua Excelência Sra Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades da Guiné-Bissau, Dra Suzy Barbosa manteve um encontro ontem a tarde com a comunidade guineense, numa das salas do Liceu Domingos Ramos, cidade da Praia.



Logo à chegada a Sra Ministra, acompanhada de Sua Excelência Sr Embaixador Dr. Mbála Fernandes, foi recebida ao som da tina pelas mulheres do grupo cultural "Raiz de nha terra" que cantaram e dançaram para a Ministra.

No encontro de três horas, Sr. Fernando Idrissa Baldé, Presidente da Associação dos guineenses residentes em Cabo Verde, na sua intervenção, pediu um minuto de silêncio em memória do falecido professor de Matemática guineense do Liceu Domingos Ramos, Sr. Salvador Nancutcha. Após isso, destacou quatro pontos à Sra Ministra: a necessidade de uma cooperação bilateral com Cabo Verde, legalização e obtenção da documentação caboverdina, solicitação de parceria entre a segurança social guineense e caboverdiana, para efeitos de descontos e a recusa da entrada no aeroporto no aeroporto da Praia.

Em resposta às solicitações feitas, a Chefe da Diplomacia guineense explicou que tomou nota e vai abordar as inquietações da sua comunidade via Diplomática, revelando que já fez convite ao seu homólogo caboverdiano para visitar a Guiné-Bissau e este prometeu ir brevemente. Quanto aos cidadãos residentes nas outras Ilhas, a Ministra prometeu criar condições para a deslocação temporária de uma equipa para, efeitos da emissão dos documentos de identificação.

O Sr. Embaixador recordou que tem feito contactos via Diplomática e encontros com as altas entidades para juntos encontrarem soluções para o problema de legalização, mas considera que, este trabalho não é só do Governo da Guiné-Bissau, mas sim é de todos os guineenses. Ainda o Representante da Diplomacia guineense em Cabo Verde vai mais longe, chamando atenção aos presentes da necessidade de aproximarem-se da Embaixada, para terem mais informações, conhecerem os seus direitos, como também deveres, exemplificando que até o momento não se pode dizer com exactidão o número dos guineenses residentes em Cabo Verde, pois, nem todos estão inscritos na Embaixada.

A mesa estava composta pelos Srs. Dr. Idrissa Djolo, Presidente da Associação Bafata XXI e Secretário da mesa, De. Fernando Idriça Balde, Presidente da Associação dos guineenses residentes em Cabo Verde, Dr. José Augusto Fernandes, Director do Liceu Domingos Ramos, Dr. Mbála Fernandes, Embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde e a Dra Suzy Barbosa, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.

A Embaixada agradece à todos aqueles que, de uma forma directa ou indirecta contribuíram para que a reunião corresse com sucesso, principalmente ao grupo cultural "Raíz de nha terra" e o Director do Liceu Domingos Ramos que atenderam as solicitações feitas em cima da hora, nosso muito obrigada.

























Sem comentários:

Enviar um comentário