quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

MISSÃO DA NIGÉRIA NA GUINÉ-BISSAU PARA APOIO AO PROCESSO DE RECENSEAMENTO ELEITORAL


Uma missão técnica da Nigéria chegou na quarta-feira à Guiné-Bissau para apoiar as autoridades guineenses no processo de recenseamento eleitoral, divulgou hoje, em comunicado, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

"O objetivo da missão é auxiliar os técnicos nacionais na configuração do servidor, visando a consolidação dos dados do recenseamento eleitoral e, posteriormente, a produção de listas provisórias e cadernos eleitorais", referiu o GTAPE.

Segundo o comunicado, o trabalho de "transferência de competências" vai ser realizado com os quadros do GTAPE e observados pelos "representantes dos partidos políticos devidamente credenciados".

A transferência de competências para os técnicos do GTAPE tem sido uma das reivindicações feitas por um grupo de partidos políticos, incluindo o Partido de Renovação Social (segunda maior força política do país e membro do atual do Governo), que tem denunciado alegadas irregularidades no processo de recenseamento eleitoral para as eleições legislativas.

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estavam marcadas para 18 de novembro, mas atrasos no recenseamento eleitoral obrigaram ao seu adiamento. O chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, já fez saber que só marcará nova data, depois de o recenseamento dos eleitores estar completo.

No comunicado, o GTAPE salienta que a inclusão de observadores dos partidos políticos tem sido permanente e que a "abordagem visa assegurar transparência do processo de recenseamento dos eleitores" e contribuir para a realização de eleições justas e transparentes.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário