quarta-feira, 9 de maio de 2018

«ALDEIAS DE BARRÁ E QUIBIR - JUGUDUL - MANSOA/TERRA SANTA» JOVEM GUINEENSE CONSTRUÍ NOVE QUILÓMETROS PARA TIRAR A SUA ALDEIA NO ISOLAMENTO (SÓ PA PAPIA CU NHO ÓSCAR BARBOSA 'KANKAN' PA APOIA JOVEM...)


O jovem Tchig At-té protagonizou uma iniciativa de construção de nove quilómetros da estrada que liga a sua tabanca (aldeia) a ‘Estrada Principal’ (Jugudul – Mansoa) e tirou as aldeias de Barrá e Quibir do isolamento, mobilizando as comunidades da área para participarem com contribuições financeiras para execução da obra. 

At-té decidiu ainda apoiar a comunidade a título de empréstimo com uma soma de 2 700 000 (dois milhões e setecentos mil) francos CFA, bem como emprestou junto do seu colega um montante de 1.700 000 (um milhão e setecentos mil) francos CFA para ajudar a comissão que deparava com dificuldade de prosseguir com os trabalhos da construção da estrada.

“Cotizamos cada um 20 000 francos CFA. Apenas na minha casa saiu uma soma estimada em mais de 300.000 (Trezentos Mil) francos CFA, tendo em conta o número de pessoas que tenho na minha casa, todos já atingiram a idade definida para o pagamento da referida contribuição. O dinheiro que emprestei a comunidade para trabalhar é da minha livre e espontânea vontade, não estou preocupado se vão-me pagar ou não. O importante para mim é conseguirmos terminar o trabalho, permitindo a ligação fácil entre as nossas aldeias e a estrada principal”, conta aos repórteres de O Democrata, tendo manifestado a vontade de pagar a título pessoal o dinheiro que emprestou nas mãos do seu colega.

BIOGRAFIA
Tchig At-té nasceu no dia 7 de abril de 1975, em Bará, Setor de Mansoa, Região de Oio. A semelhança de muitos jovens da sua comunidade não teve a oportunidade de frequentar a escola. É lavrador e vive exclusivamente da sua produção agrícola, particularmente da comercialização da castanha de cajú – Ouro guineense. É detentor de três quintas ou pomares de cajueiros com capacidade de produzir 4 (Quatro) toneladas de castanha de cajú por ano. Também desempenha as funções de Adjunto Chefe de Tabanca de Bará.

Tchig At-té é residente da aldeia de Bará Balanta, onde uma equipa de reportagem do jornal O Democrata esteve no último fim-de-semana para ouvir explicações em primeira pessoa do jovem At-té, que no entanto, contou que para concretizar o desafio, a título de empréstimo à comunidade, ele entregou a comissão encarregue das obras da estrada, uma soma de 2.700 000 (dois milhões e setecentos mil) francos CFA bem como assumiu emprestar da mão de uma pessoa uma soma de 1.700 (um milhão e setecentos mil) francos CFA para fazer avançar a obra que estava ameaçada por falta de meios financeiros.

Conosaba/Odemocrata

Sem comentários:

Enviar um comentário