domingo, 29 de outubro de 2017

ONU PROMOVE CICLOS DE CONFERÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DO PAÍS


No quadro do projecto governação democrática, o Gabinete Integrado das Nações para a Consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) promove ciclos de conferências e debates nas instituições do ensino superior do país com percurso até ao princípio do próximo ano

As conferências estão a ser realizadas em parceria com as organizações da sociedade civil e congregações das associações juvenis do país.

Esta sexta-feira (27), a Universidade Lusófona da Guiné (ULG), acolheu a primeira seção do ciclo de conferência com o tema “contribuição dos cidadãos no processo democrático” que visa aumentar a consciencialização dos estudantes sobre a importância dos cidadãos estarem envolvidos no processo democrático no seu país, contribuindo de forma construtiva para boa governação, paz, estabilidade, segurança e desenvolvimento socioeconómico.

No ato da abertura o presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Jorge Gomes, afirma que o país está confrontado com vários problemas de governação sobre tudo em termos democráticos.

“A juventude e a classe estudantil têm um papel fundamental em termo da afirmação destes valores, o seu conhecimento, a nossa população, os seus exercícios, etc…”, enaltece Jorge Gomes.

Para o reitor da ULG, Rui Jandi, a conferência é um espaço de partilha de reflexão e de experiencias sobre múltiplos aspectos ligados ao Estado de direito democrático na Guiné-Bissau, nomeadamente, as liberdades, direitos fundamentais dos cidadãos e o processo da consolidação da democracia no país.

Jandi demonstrou ainda a disponibilidade da sua universidade em apoiar a iniciativa do género com centro de formação e produção de conhecimentos.

A conferência foi realizada no quadro da implementação do projecto de governação democrática, financiado pelo UNIOGBIS tendo como parceiros de implementação, o Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, o Conselho Nacional da Juventude, a Rede Nacional das Organizações Juvenis e o Movimento de Cidadãos Livres.

Durante o encontro os participantes tiveram a oportunidade de debater temas como a cidadania e o processo eleitoral: Obstáculos e desafios e governação e compromisso de jovens no processo da consolidação democrática. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário