quarta-feira, 18 de outubro de 2017

«BOLETIM ESPECIAL» COMEÇA HOJE A 3ª CONFERÊNCIA DAS ONGs NA GUINÉ-BISSAU

CASA DOS DIREITOS
Rua Guerra Mendes, Caixa Postal 14
Bissau, Guiné-Bissau
tlf. 00245 6574229

Casa dos Direitos - uma iniciativa de redes e recursos para a paz e o desenvolvimento num percurso com responsabilidades partilhadas, tendo o diálogo e a participação como chaves de um processo de realização dos direitos humanos, cívicos, sociais, económicos,  culturais e ambientais, para a justiça social e o bem estar, valorizando pequenas e grandes acções, saberes e inovações.

OS PARCEIROS
Uma iniciativa ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, AD - Acção para o Desenvolvimento, AMIC- Associação dos Amigos das Crianças, CES / NEP – Centro de Estudos Sociais/ Núcleo de Estudos para a Paz, CIDAC – Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, Fundação KAFO, LGDH- Liga Guineense para os Direitos Humanos, RA - Rede Ajuda, Cooperação e Desenvolvimento, RENARC – Rede Nacional de Rádios Comunitárias, RENAJ - Rede Nacional de Juventude, RENLUV - Rede Nacional de Luta contra a Violência baseada no Género e Criança, Sini Mira Nasseque, Tiniguena e UICN – União Internacional para Conservação da Natureza.

APOIOS DA CASA
_ Cooperação Portuguesa
_ Fundação Calouste Gulbenkian
_ Universidade de Aveiro
_ Programa das Nações Unidas
   para o Desenvolvimento
_ União Europeia

DE 18 A 20 DE OUTUBRO,
CASA DOS DIREITOS ORGANIZA
3.ª CONFERÊNCIA DAS ONGs



Mais de 20 anos depois do último encontro, a Casa dos Direitos organiza, entre hoje (dia 18) e 20 de Outubro, a 3.ª Conferência das ONGs que intervêm na Guiné-Bissau, no Salão do Instituto Nacional de Saúde, em Bissau. Serão três dias de debate que contam com mais de 70 organizações envolvidas (ONG guineenses e estrangeiras, redes temáticas e plataformas de organizações) e com cerca de 20 painelistas que irão abordar temas como a intervenção das ONG no contexto da Guiné-Bissau, as ONG e a cooperação internacional, o Estado e a sociedade, e ainda o futuro que se pretende construir com o contributo das organizações. Esta iniciativa conta com o apoio financeiro da Cooperação Portuguesa, do PNUD e da Swissaid.

ACEDA AQUI AO PROGRAMA DETALHADO

Dia 18 de Outubro - quarta-feira. Na sessão de abertura do primeiro dia são convidados Ana Paula Fernandes, da Direcção de Desenvolvimento da OCDE em Paris; Ousainou Ngum, director Executivo da ACORD (Nairobi); e Bernardino Cardoso, docente na Universidade Jean Piaget e da Universidade Lusófona, Bissau. Os trabalhos prosseguem com comunicações de membros de ONG em torno do tema "As ONGs – Balanço da sua intervenção na sociedade guineense e o compromisso com o futuro". A tarde será dedicada a trabalhos de grupo, seguida de uma sessão plenária para debater as conclusões e recomendações de cada grupo.

Dia 19 de Outubro - quinta-feira. O segundo dia de conferência é dedicado à relação entre as ONG e o Estado guineense, nomeadamente  as fragilidades e o diálogo colaborativo, num painel a que se segue uma sessão de trabalho em grupo. À tarde, o painel abordará a relação entre as ONG e a cooperação internacional, bem como os trabalhos de grupo.

Dia 20 de Outubro - sexta-feira. No último dia, os participantes olharão para o futuro do papel das ONG no contexto da Guiné-Bissau. Os trabalhos encerram com a divulgação de um Manifesto das ONGs, que elencará as conclusões dos diversos debates.

EVENTOS PARALELOS


Além das sessões de discussão, a Conferência organiza também eventos paralelos: desde ontem (17), está patente a exposição "Participação social das pessoas com deficiência", da iniciativa da Handicap International, no Centro Cultural Francês. No dia 18, os Netos de Bandim farão a animação cultural da Conferência, a partir das 18 horas, no INASA. E a 21, pelas 11h, inaugura a exposição fotográfica "Anos i Guiné-Bissau", uma iniciativa da Casa dos Direitos.
Copyright © 2017 Casa dos Direitos da Guiné-Bissau, All rights reserved.
(Amilcar Cabral)
Our mailing address is:
Casa dos Direitos da Guiné-Bissau
Rua Guerra Mendes
Bissau Velho
Bissau, 0 14
Guinea

Add us to your address book
Email Marketing Powered by MailChimp

Sem comentários:

Enviar um comentário