Bissau, 13 Mai 15 (ANG) – Os populares do Sector de Mansoa região de Oio elogiam o governo por ter criado a comissão técnica interministerial encarregue de localizar, confiscar e transportar os troncos de madeiras das matas para a capital Bissau.
Falando terça-feira à ANG, naquela cidade, Alberto Mansal Djau, professor colocado no Ensino Básico Unificado “Indira Ghandi” em Mansoa disse que o Governo fez bem em recuperar as madeiras nas matas porque constituem o risco de incêndios florestas do país.
“Muitas pessoas aventuraram neste processo de corte abusiva da madeira sem mesmo estarem preparadas, alguns mesmo com troncos nas florestas mas sem meios para os tirarem de lá “ disse Alberto Mansal que advoga castigo para os prevaricadores.
Alberto Djau considera que executivo deve mais tarde informar à população sobre a quantidade recuperada, a soma total do dinheiro resultante da venda dos troncos e como será usado para evitar especulações, porque segundo as suas palavras, quando não há informaçöes haverá a desinformação.
Por seu turno, Alfosene Sall, Carpinteiro residente em Mansoa disse que apesar de concordar com o Governo nesta empreitada, lamenta o facto salientando que, contudo, constituirá grandes sacrifícios para os carpinteiros locais que também necessitam deste produto para os seus trabalhos.
“Nós, os carpinteiros vivemos da madeira, e se o executivo levar todos os troncos para a capital o que será de nós e da nossa família”, questionou Alfosene Sall que reconhece que com a devastação das florestas o país corre o risco de sofrer da desertificação, fome e seca.
Sem comentários:
Enviar um comentário