quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SENEGAL: EX-PRESIDENTE ABDOULAYE WADE DECLINA CONVITE PARA CIMEIRA DA OIF EM DAKAR

Dakar - O ex-presidente senegalês Abdoulaye Wade, convidado pelo seu sucessor Macky Sall a participar na cimeira da Organização internacional da Francofonia (OIF), prevista para final de Novembro em Dakar, declinou o convite, soube-se hoje (quinta-feira) de fontes concordantes, citadas pela AFP.

Numa carta datada de 15 de Novembro, Abdoulaye Wade, que dirigiu o Senegal de 2000 a 2012, explicou ter recebido um convite do presidente Sall, datado de 11 de Novembro, convidando-o a "assistir à sessão de abertura da 15ª cimeira da Francofonia".

Esse encontro, previsto de 29 a 30 de Novembro na presença de vários chefes de Estado, deve permitir à eleição de um novo secretário geral da OIF, em substituição de Abdou Diouf, outro antigo presidente senegalês (1981-2000).

"Senhor presidente, tenho a honra de levar ao seu conhecimento que decidi não aceitar o vosso convite", afirma Wade na sua resposta, evocando nomeadamente a situação do seu filho, Karim Wade, detido desde Abril de 2013 e julgado desde Julho por enriquecimento ilícito.

Wade fez recordar ao presidente Macky Sall que para além do seu filho que se encontra detido, 27 dos seus antigos colaboradores estão desde há dois anos interditos de sair do país.

portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário