sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GUINEENSES ILEGAIS DETIDOS A TENTAR ENTRAR EM ANGOLA


Quinze imigrantes clandestinos, da Guiné Bissau, RD Congo, Costa do Marfim e Chade, tentavam entrar por via marítima a sul de Luanda. Armador angolano pôs-se em fuga.

A Polícia de Guarda Fronteiras deteve 15 pessoas provenientes de vários países africanos, nomeadamente da Guiné-Bissau, que tentavam entrar ilegalmente por via marítima, a sul de Luanda.

A informação foi divulgada pelo porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola - comissário Aristófanes dos Santos, acrescentando que a intervenção resultou de uma denúncia anónima. Segundo o oficial, a operação desenrolou-se cerca das 3 da madrugada, tendo sido detidos cidadãos da Guiné-Bissau, Guiné Conacri, República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Chade. O porta-voz do Comando Geral da polícia disse ainda que a ação teve lugar na Praia da Rua 11, no bairro Futungo II, no município de Belas e envolveu uma embarcação artesanal. De acordo com Aristófanes dos Santos, o armador, supostamente angolano, encontra-se em fuga.

O ministro do Interior de Angola - Ângelo Veiga Tavares, disse no Conselho Consultivo Alargado daquele ministério, realizado esta semana em Luanda, que o fenómeno da imigração ilegal continua a constituir um problema que "urge resolver". Ângelo Veiga Tavares sublinhou a necessidade de soluções "mais incisivas e pragmáticas", não apenas para os que se encontram ilegalmente no país, particularmente nas zonas diamantíferas, "praticando ações ilícitas e criminosas", mas sobretudo desencorajar a entrada de mais pessoas.
rdp

1 comentário:

  1. Até que ponto assa humilhação vai acabar. As pessoas parecem animais que procuram capim. Acho os governos Africanos devem por mão na consciência e reflectir um pouco... Criar condições para manter os povos no seu devido lugar. Há muitas perdas de vida assim. Já não é tempo de emigração europá esta cheio e não há bule muitos desemprego para os legais que fará os ilegais. Pensam nisso porque muitos perdem a vida durante percurso.

    ResponderEliminar