segunda-feira, 24 de novembro de 2014

«ENSINO NA GUINÉ-BISSAU» GOVERNO GUINEENSE CONSTRÓI NOVAS ESCOLAS PARA ABSORVER ALUNOS EXCEDENTES


Bissau, 24 Nov 14 (ANG) - O Governo em parceria com o projecto japonês denominado GICA já construiu dez escolas nos arredores de Bissau para absorver os alunos que não conseguiram vagas no processo de matrículas para o ano lectivo em curso.

A revelação é do Director Geral do Ensino, Geraldo Raúl Indeque, em entrevista exclusiva à ANG.

Segundo Indeque, está-se a fazer, ao nível do Ministério da Educação, o levantamento do número exacto dos alunos que ficaram de fora com a suspensão do segundo turno (das 11 as 15 horas).

“Sabemos que o segundo turno não era nada produtivo. Só foi criada no sentido de colmatar a grande procura que outrora tínhamos. Era somente para uma situação de emergência, mas infelizmente, na altura, não tivemos oportunidade para subtrairmos esse turno”, explicou.

Com a construção destas escolas, conforme aquele responsável achou-se oportuno acabar, a partir deste ano com o segundo turno.

Quanto ao iniciou do acolhimento dos alunos nestas escolas, Geraldo Indeque, afirmou que as novas infra-estruturas escolares já se encontram em condições de trabalhar, até porque já se efectuou a nomeação dos seus respectivos directores, acrescentando que já foram equipadas e resta da parte do governo garantir a electrificação, água potável e residência do director.

No que se refere ao processo de distribuição dos livros didácticos ao nível nacional, Indeque disse que este está a andar de forma normal e que a maioria das regiões já recebeu livros.

Afirmou que equipas da Direcção Geral do Ensino, da ONG Parceria Internacional para o Desenvolvimento Humano (IPHD) e do Unicef, vão deslocar-se esta terça-feira para as regiões de Bafatá para efectuar a entrega dos livros.

“Baseamos na política de distribuição de livros na estatística do ano passado, porque se optamos pelo do ano em curso não íamos estar em condições”, disse Indeque.


CONOSABA

Significado de Excedente
adj. Capaz de exceder; que pode ultrapassar os limites de; excessivo.
Brasil. Diz-se do estudante que conseguiu ser aprovado numa seleção (geralmente o vestibular), mas não entra no curso para o qual foi selecionado porque todas as vagas já haviam sido preenchidas, ficando, desta forma, numa lista de espera. 
s.m e s.f. Esse estudante; o estudante que é excedente.
s.m. Aquilo que sobra ou excede.
(Etm. exceder + nte)

1 comentário:

  1. Construir Escolas não é suficiente á que acautelar a qualidade do ensino e prever depois como efetuar a sua integração no mercado do trabalho, ou formamos pessoas para o desemprego ?

    ResponderEliminar