sábado, 8 de novembro de 2014

ROSA MARIA MARTINS GOMES: "PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR"



MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR 

Os Olhos e os Dentes são dois órgãos muito importantes da nossa vida, mas infelizmente são os que mais ignoramos em termos de prevenção e da saúde.

Reparem:

Só vamos ao OFTALMOLOGISTA quando temos conjuntivite ou quando temos dificuldades em ver. Quanto aos Dentes, enquanto não doerem, não vamos ao ESTOMATOLOGISTA ou seja Dentista.

Mas saiba que os nossos olhos são como costuma-se dizer “o espelho da alma“, e não só.

A visão é um sentido que capta e lança a mensagem para o cérebro processar e enviar a resposta para podermos tomar a decisão. Os olhos servem para tudo na vida, tudo. Ver, observar, reconhecer, executar taferas, trabalhar, conduzir, gerir a nossa vida, etc. Etc. Sem contar que com os olhos temos capacidade de conquistar o afecto dos outros ou fazer-se odiar.

Quanto aos Dentes, têm a maior importância na nossa vida. Precisamos deles para rasgar e mastigar os alimentos, e muitas vezes usamo-los para cortar os alimentos e outras coisas. Com ajuda dos dentes tudo o que comemos vai para o estômago onde serão transformados e processados para o organismo. São os dentes que ajudam os orgãos digestivos a transformarem o que digerimos em energia para as células poderem alimentar os outros orgãos. Sem ajuda dos dentes, este processo seria muito lento. Tanto assim que quando envelhecemos e temos poucos ou nenhuns, conseguimos alimentarmos só a base de semilíquidos ou líquidos. Mas nessa fase da nossa vida, não fazem tanta falta como quando somos ainda novos. Sem contar que é crucial para a estética. Quem é que não gosta de ser admirado por ter uns dentes alinhados e brilhantes? Quem não gosta de ter um sorriso bonito de conquistar ou fazer inveja aos outros? Sabendo que o nosso sorriso é um passe-conduto para abrir ou fechar as portas por esse mundo fora.

Por isso é muito importante que façamos um CHECK UP todos os anos, pelo menos uma vez. É verdade que os tratamentos de OFTALMOLOGIA e ESTOMATOLOGIA são as especialidades de Medicina que é mais dispendioso. Custam muito caros e nem todas as pessoas têm possibilidades de pagar tanto. É mais uma razão que leva as pessoas, só procurarem estas especialidades quando não têm remédio. Se prevenirmos uma vez por ano, não precisamos remediar. Mas não basta fazer um controle anual, é preciso higiene diária, duas a três vezes, consoante as circunstâncias em que nos encontramos. 

Por ex: todos os trabalhadores deviam levar para o seu local de trabalho um kit contendo um tubo de pasta e escova portatil, para escovar os dentes depois do almoço ou após o jantar. Isto também serve para os estudantes desde o ensino básico até a secundária.

A via aérea superior (nariz, boca) é zona mais suja do corpo humano, porque é porta de entrada para todos os vírus e bactérias, que absorvemos no ar, por isso produzimos muitas glândulas salivares, que está em constante deterioração, e em conjunto com os restos de alimentos que pegam nos nossos dentes, torna mais fácial o nosso hálito cheirar mal.

Descubri que na Europa, pensam que não é necessário lavar oa dentes antes de tomar o café da manhã, porque, dizem, que a boca não se encontra suja porque a pessoa acabou de acordar. A higiene oral deve ser feita só depois de comer. Está errado. Pelo facto de que esteve a dormir, não quer dizer que a boca não esteja suja. Então porque será que quando acordamos, temos um mau hálito?

Sabiam que, quando estamos a dormir, o nosso organismo trabalha muito mais do que quando estivermos em movimento? Parados, as células são obrigadas a produzirem em dobro para que os orgãos se mantêm vivos. Todas as glâdulas inclusivê os salivares, estão sempre em renovação, lançam gazes para protegerem os orgãos. Babamos ao dormir, e as babas cheiram mal.

Dizem que os dentes dos Africanos são alvos e bonitos. É que em Àfrica, todas as crianças aprendem a escovar os dentes antes do matabicho ou seja café da manhã ou pequeno-almoço se preferir. Depos de acabarem, lavam a boca e vão para a escola.

Existem árvores que fornecem uns paus que servem de escovas e são usados para esfregar os dentes onde quer que a pessoa esteja, e são medicinais. Matam os micróbios na boca, eliminam as manchas e cáries nos dentes. Os adultos que mascam o tabaco e mastigam nós de cola usam-nos com frequência. Fazendo a higiene oral três vezes por dia, ajuda a prevenir a cárie e contribui para o bom funcionamento do nosso estómago.

Por isso, meus amigos vamos fazer o controlo anual. Pais levem os vossos filhos a partir dos 5 anos a se habituarem a fazer o controlo dos olhos e dentes. O nosso organismo agradece.


SAÚDE PARA TODOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário