O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, dedicou hoje a vitória do ANC nas eleições de dia 7 a Nelson Mandela, líder histórico da luta contra o Apartheid na África do Sul, que morreu no dia 5 de Dezembro de 2013 aos 95 anos.
"Nós dedicamos a nossa vitória à memória de Madiba (apelido pelo qual os sul-africanos tratavam carinhosamente Nelson Mandela)", declarou Zuma, no seu primeiro discurso público após o anúncio dos resultados eleitorais.
Estes deram uma maioria dos votos, 62,15%, ao Congresso Nacional Africano, partido que foi liderado por Mandela e agora é liderado por Zuma. Apesar da vitória, o ANC deverá reduzir, em pelo menos quatro, o seu número de deputados. Mesmo assim, o ANC continua acima dos votos conseguidos, há duas décadas, quando Mandela tomou posse como primeiro presidente negro eleito democraticamente na África do Sul a 10 de maio de 1994.
Os sucessores de Mandela, primeiro Thabo Mbeki, depois Jacob Zuma, têm sido por vezes criticados por pôr em causa o legado do Nobel da Paz. Tanto por causa das lutas fratricidas pelo poder que protagonizaram, como por causa das acusações de desprezo pela luta contra o HIV/Sida ou de corrupção. Zuma tem estado debaixo de fogo, tanto a nível interno como externo, por causa de ter construído uma casa com dinheiros públicos. Mesmo assim, os sul-africanos continuam a preferir votar no partido. no ANC, seja ele liderado por Zuma ou não.
DN
Sem comentários:
Enviar um comentário