quinta-feira, 15 de maio de 2014

OS NOSSOS RECURSOS SAO PESSIMAMENTE GERIDOS




A Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Guiné-Bissau tem uma extensão superior a 70 000 km, que é quase o dobro da superfície do país.

A bio-massa disponível (1,4 milhões de T) leva a que se estimem entre 250 000 e 300 000 T os recursos pesqueiros por ano ou o equivalente a 130 milhões de USD. A contribuição do sector para as receitas do Estado não ultrapassa os 46%, constituindo menos de 5% do PIB. A receita apurada provém, especialmente, da venda de licenças a frotas estrangeiras para pesca industrial e constitui uma das principais fontes de divisas.

No entanto, apesar de as receitas com origem nas licenças serem significativas para o país, comparativamente aos lucros obtidos pelas empresas estrangeiras, a Guiné-Bissau retira um benefício diminuto dos recursos que possui.

II


TEMOS PARA COLHER, VIVER E SATISFAZER...SO FALTA SERIEDADE, LABUTO E AGRADECIMENTO PELA BENCAO

A Guiné-Bissau é um país potencialmente rico em termos de recursos minerais, embora requeiram ainda os necessários estudos de viabilidade para o início de uma correcta exploração.
A Guiné-Bissau possui depósitos de fosfatos (112 milhões de toneladas), areias, bauxite (200 milhões de toneladas), argila, caulino, conchas calcárias, granito, quartzite, dolerite e laterites.


Sem comentários:

Enviar um comentário