O representante das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel (ONWAS), Leonardo Simão, disse que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) informou à delegação da CEDEAO que não tem condições para publicar os resultados eleitorais provisórios das eleições gerais, presidenciais e legislativas.
“Uma das exigências da CEDEAO é a publicação dos resultados das eleições gerais. A delegação reuniu-se com a CNE para saber se estariam em condições de divulgar os resultados, mas eles disseram que não têm condições para o fazer, pois não receberam todas as atas do processo eleitoral. Portanto, não estão tecnicamente em condições de divulgar os resultados eleitorais”, disse o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, que dirige atualmente o Gabinete da ONU para a África Ocidental e Sahel.
A delegação da CEDEAO, liderada pelo Presidente da Serra Leoa e presidente em exercício da conferência dos chefes de Estado da CEDEAO, reuniu-se hoje com as autoridades guineenses para apresentar a posição da organização e ouvir as novas autoridades.
Em declarações aos jornalistas a margem da reunião, o representante das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, disse que a delegação veio ouvir os militares o que é que aconteceu de concreto e que levou a esta situação.
“A missão foi mandatada e vai produzir um relatório que vai apresentar aos chefes de Estado e estes vão tomar uma decisão”, contou.
Questionado sobre o que se pode concluir da reunião com os militares, explicou que a missão está no país para ouvir as novas autoridades.
“Os militares explicaram que havia um risco enorme de um conflito resultante destas eleições e o que eles (militares) fizeram é travar o processo eleitoral para que um conflito de maior dimensão não tivesse lugar”, revelou.
Informou, neste particular, que durante a reunião as novas autoridades anunciaram que estabeleceram a transição de um ano e durante o qual vão trabalhar nas reformas que não são feitas no país.
Sobre a libertação dos políticos detidos que era uma das exigências da CEDEAO, explicou ainda que as novas autoridades disseram que vão informar a CEDEAO caso a caso o que aconteceu e que decisões vão tomar.
Relativamente a reunião com a Comissão Nacional de Eleições, Leonardo Simão disse que a CNE informou que não reuniu as condições de divulgar os resultados das eleições gerais de 23 de novembro, “porque não recebeu todas as atas do processo eleitoral”.
Por: Assana Sambú
odemocratagb.

Sem comentários:
Enviar um comentário