Botché Candé cita operações como "diligências judiciais ou administrativas" que as forças de ordem e seguranças estão impedidas de realizar sem a sua autorização.
O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé emitiu esta quinta-feira (10.07) um despacho que proibiu operações de forças de segurança "sem autorização" expressa de seu gabinete.
A medida surge no auge de desentendimentos na coligação Plataforma "Nó Kumpu Guiné", que já resvalou para o Ministério do Interior, onde o Ministro Botché Candé e Secretário de Estado, José Carlos Macedo Monteiro, ambos líderes da plataforma, travam disputa pelo controle das forças de segurança.
No despacho que a Rádio Djumbay teve acesso, o Ministro Botché Candé citou operações como "deligências judiciais ou administrativas" que as forças de ordem e seguranças estão impedidas de realizar sem a sua aprovação prévia.
No documento, o Titular da Pasta do Interior e da Ordem Pública, alega violação da "cadeia de comando" neste tipo de operações e desvio da "missão" fundamental das forças de segurança e da Guarda Nacional.
Os analistas contactados pela Rádio Djumbay acreditam que, esta decisão do Ministro Botche Candé só pode ser interpretada como resposta a atuações descoordenadas por seu Secretário de Estado, José Carlos Macedo Monteiro.
10 julho 2025, 12:51
Bacar Camará
Diretor geral
radiodjumbai.com

Sem comentários:
Enviar um comentário