Bissau, 14 de julho de 2025 – O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, negou esta segunda-feira a existência de qualquer clima de instabilidade ou desentendimento entre si e o Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro.
As declarações foram feitas durante um encontro de trabalho no Ministério do Interior, com a presença de elementos da Polícia Nacional e da Guarda Nacional, no âmbito da preparação para a segurança da próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar em Bissau.
“Circularam muitos rumores sobre o Ministério do Interior. Chegou-se a dizer que eu e o Zé Carlos estávamos de costas voltadas. Não, não há qualquer problema entre nós”, garantiu o ministro, afastando especulações sobre mal-estar interno.
Na ocasião, Botche Candé exortou os efetivos que estarão destacados para garantir a segurança da cimeira a agirem com disciplina e profissionalismo.
“Vão estar no terreno para assegurar a proteção dos Chefes de Estado e de Governo que virão ao país. Esta será uma cimeira histórica, onde o nosso Presidente da República assumirá a presidência da organização. Temos de mostrar ao mundo que somos capazes. Nada de insultos, muito menos raptos. Que haja abordagens corretas e um clima de entendimento”, recomendou.
No final da sua intervenção, o ministro apela paz, estabilidade e união entre os guineenses. “Somos todos guineenses. Que haja entendimento entre nós, para o bem da nossa nação”, concluiu.
Por: Ussumane Baldé [Fitchas]


Sem comentários:
Enviar um comentário