sábado, 27 de janeiro de 2024

Ministro da administração territorial: “O PAÍS MERECE RESPONSÁVEIS DE QUALIDADE E DINÂMICOS PARA TRANSFORMAR AS REGIÕES”

O ministro da Administração Territorial e Poder Local, Marciano Silva, afirmou esta sexta-feira, 26 de janeiro de 2024, que a Guiné-Bissau merece responsáveis de qualidade e dinâmicos para transformar as regiões rumo ao desenvolvimento.

Marciano Silva Barbeiro, que falava na tomada de posse dos novos governadores das oito regiões, nomeados no último Conselho de Ministros, defendeu que é preciso que os novos responsáveis regionais criem as condições de bem-estar para o povo guineense.

Apontou a educação de qualidade e o acesso à saúde, a criação de condições para que os agricultores possam produzir para assegurar a dieta e a segurança alimentar na Guiné-Bissau, como uma das prioridades dos novos responsáveis regionais.

Dirigindo-se aos novos governadores, disse que têm uma responsabilidade de trabalhar arduamente para tirar as regiões da situação em que se encontram neste momento, sobretudo para criarem infraestruturas, mercados e paragens.

“A única coisa que pode fazer valer estes títulos que possam ter é a vossa humildade e honestidade. Um líder humilde e honesto chega longe e consegue realizar muitos trabalhos. Devem trabalhar mais e estarem próximos das populações, estarem abertos a ouvir as suas preocupações e deixá-las opinarem para ultrapassar qualquer assunto de interesse comum”, aconselhou.

Marciano Silva Barbeiro lembrou aos governadores que devem começar a preparar-se para os próximos desafios, tendo-lhes alertado que o chefe de Estado irá realizar uma presidência aberta às regiões para constatar de perto como estão as populações e a situação real no terreno, relativamente à saúde, à educação, à agricultura, à comunicação, à água potável, à eletricidade e às infraestruturas de qualidade.
“É preciso também cumprir a nossa legislação eleitoral. Já realizamos tantas eleições legislativas e presidenciais, mas nunca foram realizadas eleições autárquicas na Guiné-Bissau. Este ano temos que fazer uma experiência piloto em Bissau e numa das regiões do país”, sublinhou.

Silva Barbeiro anunciou que o Conselho de Ministros realizado no passado 25 do mês em curso já aprovou um cronograma para a atualização dos cadernos eleitorais e no próximo será aprovado o orçamento para iniciar o trabalho de atualização dos cadernos eleitorais no sentido de minimizar os custos de recenseamentos de raiz.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário