Bissau, 07 Dez 22 (ANG) - A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Carla Barbosa disse esta quarta-feira que não se pode pôr em causa as verdades saídas das urnas, uma vez que isso “perturba gravemente” o ambiente democrático.
A governante falava na cerimónia de abertura da Conferência de Alto Nível sobre Prevenção de Violência Eleitoral que teve início hoje num dos hóteis da Capital e que terá a duração de 04 dias.
“Estas atitudes poucos condígnas na agente político em cada cidadãos comuns que se proclamam democrática, perturba gravemente o ambiente democrático na medida em que estimula um comportamento que incentiva a violência ou graves ameaças às instituições e ao Governo legítimo”, alertou a ministra.
Sustentou ainda que, as práticas violentas, para além de serem indignas da democracia, são igualmente insignificante na consolidação da cultura democrática enquanto padrão comportamental dos Estados democráticos.
“Podemos definir como violência política qualquer tipo de agressão que tenha o propósito de interferir nas acções directas da lideranças políticas como forma de limitar atração, silenciamento, imposição de interesses entre outros”, considerou.
O encontro foi organizado por Sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau em parceria com o Governo e com o apoio da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Durante os quatro dias do evento, serão debatidos temas sobre “prevenir a violência eleitoral na região de África ocidental, prioriadades, desafios e oportunidades”, Compreender a violência eleitoral, perspectivas académicas, de formação e de políticas entre outros.
Conosaba/ANG/AALS/ÂC
Sem comentários:
Enviar um comentário