segunda-feira, 9 de setembro de 2019

«CONFERÊNCIA MUNDIAL DE PAZ » EX-PR DA GUINÉ-BISSAU, MANUEL SERIFO NHAMADJO LAUREADO COM A MEDALHA DE HONORIS CAUSA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Estive em São Tomé e Príncipe, país irmão, na última semana em mais uma Conferência Internacional para Paz. Como disse aqui, Presidente ou não, vou continuar a dar o meu máximo para o bem-estar estar do meu país e do meu povo, se sempre transportar a Guiné-Bissau comigo para onde quer que eu vá ou esteja.


Partilho convosco os traços das publicações locais sobre o assunto:

Na intervenção do então Presidente da República da Guiné-Bissau, também antigo Presidente da ANP e igualmente Presidente da Comissão de Reconciliação Nacional, Sr. Manuel Serifo Nhamajo disse sempre “estar a criar ligação ou ponte entre os Guineense, mostrando-lhes o caminho de paz, harmonia, era a reconciliação que todos ansiamos, mas infelizmente, estamos todos assombrados de novo pelas instabilidades”.

O estadista africano Manuel Serifo Nhamajo, presidente da Guiné-Bissau em 2012/2014 descrevendo o sua busca de soluções para restaurar a Paz na Guiné, isso depois dos acontecimentos ocorridos em 12 de Abril passado.

Seis anos (6) depois, em mais mais uma Conferencia Mundial de Paz África 2019 realizado em São Tomé e Príncipe,
O Manuel Serifo Nhamajo, foi condecorado mais uma vez com a Medalha de Honoris Causa, medalha essa que representa o seu reconhecimento pela forma sabia e serena que conduziu o país durante o período de transição 2012/2014, pelos esforços de paz que ainda está a desenvolver assim como honra-lo enquanto Embaixador da Federação Mundial para a Paz.

A Federação para a Paz Universal, denominada com a sigla (UPF) é uma rede global de embaixadores da paz que trazem princípios universais às tarefas de resolução de conflitos interetnicos, religiosos e da família humana em geral. As Conferências oferecem também uma estrutura para construção de valores e do desenvolvimento, baseados na necessidade de promover uma visão da liderança política, democrática e económica.

Paz e estabilidade
Caminhos únicos “pa kumpu terra”

Nhamadjo




Aliu Cande

Sem comentários:

Enviar um comentário