terça-feira, 2 de abril de 2019

«CUMA SI BARBA DI BU VIZINHO PEGA FUGO, DJANTI DJANAN BU BAI YEQUI DI BÓ NA YAGU BU BATA PERA!» “POPULAÇÂO DA GUINÉ-BISSAU DEVE PREVENIR AS ALTAS TEMPERATURAS E VENTOS FORTES”, SERVIÇOS DE METEOROLOGIA CU CONSIDJA

A alta temperatura, muito sol acompanhado com vento forte que se verifica no país, nestes dias, está relacionada aos efeitos naturais e “é normal nesta época do ano”.

Disse o director de serviço da Rede de Observação Meteorológico do Instituto Nacional da Meteorologia e aconselha o consumo de muita água principalmente para crianças e idosos e menos exposição ao sol.

Segundo Cherlos Mendes, numa entrevista esta segunda-feira, a Rádio Sol Mansi, a alta temperatura e vento forte verificado, nesta época tem a ver igualmente com a situação geográfica da Guiné-Bissau.

“ Essa é uma situação normal, sempre neste período costumamos receber altas temperaturas, a partir de mês de Março até no início do mês de Maio. Só começa a baixar por causa da época da chuva” lembra este responsável.

O director de serviço de rede de observação meteorológico afirma que como este é uma causa natural as pessoas é que têm que a adaptar a ele e aconselha o consumo de muita água neste momento.

“ Como é um fenómeno natural, nós é que temos que adaptar a ele e isso passa necessariamente por aconselhar as pessoas, em especial aos idosos e crianças, o consumo de muita água, que evitem a expor-se ao sol e aos utilizadores marítimas que se acautela muito por causa do vento que agita o mar”, avisa.

Para Cherlos Mendes vento forte e poeira pode causar alguns danos nas plantações que estão a florar no momento, principalmente caju que pode diminuir a “produção” do mesmo, e isso tem a ver com o vento forte que sai do “deserto de saara”.

Por: Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário