A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau pretende impugnar a candidatura apoiada pelo PAIGC à Presidência da República.
A direção do partido diz ter sido "surpreendida" na quinta-feira com uma notificação do Supremo Tribunal de Justiça, sobre "um incidente de impugnação da candidatura do camarada José Mário Vaz às presidenciais, requerido pela Procuradoria-Geral da República". O candidato, também conhecido como Jomav, é economista, formado em Portugal, e ex-ministro das Finanças do Governo deposto pelo golpe de Estado de 2012.
Em fevereiro de 2013, já em Bissau, depois de passar vários meses em Portugal, na sequência do levantamento militar, foi detido a mando do Ministério Público guineense durante três dias. A detenção foi feita no âmbito de inquéritos sobre um alegado desaparecimento de 9.1 milhões de euros que Angola ofereceu à Guiné-Bissau, mas que não terão dado entrada nos cofres do Tesouro. Abdu Mané, Procurador-Geral da República, confirmou esta sexta-feira à agência Lusa o pedido de impugnação da candidatura, mas escusou-se a explicar os detalhes da ação.
Questionado no domingo pelos jornalistas sobre a possibilidade de o caso pelo qual foi ouvido ser um problema para a candidatura, José Mário Vaz disse estar "completamente à vontade" quanto ao assunto. No comunicado desta sexta-feira, o PAIGC refere que o pedido de impugnação "está a ser devidamente tratado, rodeando-se de todas as cautelas que um assunto desta natureza requer e uma resposta adequada está sendo preparada e será entregue ao STJ nos prazos legalmente estabelecidos".
O partido tinha reunida a comissão permanente do 'bureau' político, num encontro em que participavam também alguns advogados. Uma fonte partidária disse à agência Lusa que o assunto está a ser tratado do ponto de vista jurídico e diplomático, uma vez que o PAIGC já entrou em contacto com diversas instituições internacionais. A direção partidária "tudo fará para que o PAIGC possa participar plenamente nas eleições de 13 de abril", concluiu o comunicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário