segunda-feira, 10 de março de 2014

MERKEL DIZ A PUTIN QUE REFERENDO DA CRIMEIA "É ILEGAL"


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse ao Presidente russo, Vladimir Putin, que o referendo convocado pela Crimeia para 16 de março é "ilegal" durante uma conversa telefónica, informou o seu porta-voz em comunicado.
"A chanceler vincou veementemente a posição alemã, de que o referendo de 16 de março sobre a Crimeia é ilegal. A sua realização é contrária à Constituição da Ucrânia e ao direito internacional", disse o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert, na nota.
O porta-voz acrescentou ainda que a chanceler lamentou a ausência de progressos na criação de um grupo de contacto internacional capaz de encontrar uma solução política para o conflito na Ucrânia e sublinhou a necessidade urgente de se alcançar um resultado substancial.
Num comunicado relativo à conversa telefónica com Angela Merkel, assim como à conversa ocorrida com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o Kremlin afirmou que Putin considera "legítimas" as autoridades pró-russas da Crimeia.
Putin sublinhou em particular que as medidas tomadas pelas autoridades legítimas da Crimeia basearam-se nas normas do direito internacional.
A península da Crimeia é controlada desde o final de fevereiro pelas forças russas que estão a consolidar a sua posição a cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário