terça-feira, 2 de setembro de 2025

INE DIVULGA PLATAFORMA DE RECRUTAMENTO PARA O QUARTO RECENSEAMENTO GERAL DE POPULAÇÃO E INCENTIVA JOVENS A POSTULAR


O Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgou esta terça-feira, a Plataforma de Recrutamento para o quarto recenseamento Geral de População e da Habitação.

A plataforma, cujo financiamento é suportado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), é concebida e desenvolvida pelos técnicos do próprio INE.

Ao usar de palavra, o presidente do INE, Roberto Vieira afirmou que este recenseamento é munido de novas tecnologias de informação e comunicação.

Vieira solicitou ainda jovens a postularem porque precisam de quase 5 mil inquiridores para esse recenseamento e para futuros trabalhos do INE.

“ Desde início, explicamos que é um recenseamento munido de novas tecnologias de comunicação e informação, ou seja, estamos a usar tecnologia de ponta e somos obrigados a fazer todo o processo nessa base”, diz acrescentando que “ para isso, pedimos aos jovens a postularem porque precisamos de quase 4 à 5 mil jovens. Mesmo que postulem 10 à 15 mil jovens, serão benvindos para nós porque esta plataforma não servirá só ao quarto recenseamento, mas também de base para posteriores trabalhos que o instituto irá desenvolver ”.

Por outro lado, mostrou que a plataforma, para além de os permitir uma autonomia técnica, os permite ainda chegar a imparcialidade e transparência. “ Em dez princípios de sistemas estatístiscos nacional, três enquadram neste trabalho técnico realizado. Depois esta plataforma nos permite chegar a imparcialidade, quer dizer as pessoas vão postulando, mas ninguém (no INE) sabe quem é familiar ou da relação parental. Permite ainda as pessoas postularem em qualquer parte do país.

O momento da divulgação contou com a presença da Zália Assumane, em representação do UNFPA.

Por. Nautaran Marcos Có
Rádio Sol Mansi

Sem comentários:

Enviar um comentário