terça-feira, 30 de setembro de 2025

Embaixador da África do Sul em França encontrado morto junto a hotel em Paris


O diplomata, de 58 anos, tinha sido dado como desaparecido pela mulher, que alertou as autoridades depois de ter recebido uma mensagem suspeita.

O embaixador da África do Sul em França, Emmanuel Mthethwa, foi esta terça-feira encontrado morto próximo ao Hotel Hyatt, um dos mais luxuosos de Paris, segundo o Le Parisien.

A única certeza, neste momento, é que "ele havia reservado um quarto no 22º andar, cuja janela de segurança foi arrombada", informou o Ministério Público, citado pelo jornal francês.

O diplomata, de 58 anos, tinha sido dado como desaparecido pela mulher que alertou as autoridades depois de ter recebido uma mensagem “preocupante” do marido.

O homem estava a ser procurado desde segunda-feira. A Polícia Judiciária de Paris está a investigar o caso.

Quem era Mthethwa?

Emmanuel Mthethwa já tinha integrado dois governos da África do Sul. Em setembro de 2008, tornou-se ministro da Segurança e Proteção no executivo de Motlanthe. 

Manteve-se no cargo durante o governo de Zuma e, depois, assumiu a pasta das Artes e Cultura.

O político, que começou a carreira na luta sindical antiapartheid, era delegado permanente da África do Sul na UNESCO. No ano passado, assumiu o cargo de embaixador em França.

Sem comentários:

Enviar um comentário