O encontro informal, realizado à margem da 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, deveria reunir os Chefes de Estado e de Governo presentes em Nova Iorque, para concertar posições diplomáticas e tratar de temas estratégicos comuns ligados a esta comunidade lusófona.
Para além da concertação política e diplomática, os Ministros procederam à identificação de novas áreas de cooperação e de temas a abordar nos próximos encontros.
Foram ainda informados pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, que preside ao Conselho de Ministros da CPLP, dos trabalhos em curso no Comité de Concertação Permanente, que acabou de apreciar o processo de implementação do Plano de Ação sobre o Lema da XV Cimeira “Segurança Alimentar” e no Secretariado Executivo, que concluiu o processo para lançamento de Concursos para o recrutamento de Quadros Diretivos da Organização.
Os Ministros prestaram especial atenção à questão relativa à próxima Presidência da CPLP, suscitada pela Guiné-Bissau, no sentido de ela ser atribuída à Guiné Equatorial, único Membro que ainda não assumiu a Presidência da nossa Comunidade.
Os Ministros congratularam-se com a realização deste encontro informal, que cumpre a recomendação que aconselha o aproveitamento destas reuniões multilaterais para aprofundar a concertação entre os Estados membros.
Bissau, 25 de setembro de 2025
Assessoria de Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros,
Cooperação Internacional e das Comunidades







Sem comentários:
Enviar um comentário