O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, promete, garantir a segurança de todos os atores políticos durante o período da campanha eleitoral.
A garantia foi dada, esta terça-feira (30), em Bissau, durante a simulação da atuação das forças de segurança no decurso do período eleitoral, atividade que se vai estender desde o início da campanha até ao dia da votação, marcada para o próximo dia 23 de novembro.
Botche Candé ordenou ao Secretário de Estado da Ordem Pública que procedesse ao levantamento, da lista dos candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, com o objetivo de assegurar a proteções de todos os concorrentes às legislativas e presidenciais.
As eleições estão agendadas para daqui a exatamente 54 dias. Encontrando-se afixadas as lista provisória das candidaturas aprovadas pelo Supremo Tribunal de Justiça, ficando de fora as coligações API Cabas Garandi e PAI Terra Ranka.
Entretanto, o titular da pasta da Ordem Pública, que também é candidato a deputado da Nação nas próximas legislaturas, e exorta os dirigentes dos partidos políticos a adotarem um discurso responsável que promova a união nacional.
No que diz respeito aos agentes fardados auxiliares, Botche Candé apela à intervenção do Presidente cessante, bem como do Primeiro-Ministro, no sentido de resolver a questão dos seus salários.
O Ministro do Interior manifestou a preocupação com o número elevado de fardados auxiliares sem remuneração, apesar de estarem destacados em diferentes zonas do país.
RSM: 30/09/2025


Sem comentários:
Enviar um comentário