O Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica anunciou que vai implementar os exames nacionais a partir do ano letivo 2025/2026.
A decisão foi comunicada esta quarta-feira pelo diretor-geral do Ensino Básico durante a abertura do seminário de revisão dos Programas de Ensino em vigor, destinado aos coordenadores das diferentes disciplinas.
Malam Indjai afirma que o ministério está “muito determinado e empenhado em criar condições técnicas” para a efetiva realização dos exames nacionais.
“O Ministério da Educação Nacional está muito empenhado e determinado em criar condições técnicas válidas e sustentáveis para, num período curto de tempo, implementar os exames nacionais”, anunciou o diretor-geral.
O diretor-geral do Ensino Básico reconheceu, no entanto, as dificuldades existentes, sobretudo a carência de professores em várias disciplinas, o que poderá dificultar a concretização da medida.
“Na verdade, se vamos aplicar os exames nacionais para o ano letivo que vem, 2025/2026, nós temos que acelerar para podermos concluir a falta dos professores em diferentes disciplinas”, salientou Malam Indjai.
Malam Indjai defendeu ainda a necessidade de harmonização dos conteúdos, de modo a garantir uma base comum para todos os alunos e assegurar a eficácia do processo de avaliação nacional.
“Para chegarmos à efetividade de realização dos exames nacionais, vamos ter que ultrapassar diferentes etapas, condições imperativas para efetivamente podemos realizar os exames nacionais, precisamente têm que começar na uniformização dos conteúdos”, destacou Indjai.
O encontro, com duração de três dias, foi organizado pelo Gabinete de Exames Nacionais (GEN), em colaboração com o Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação (INDE), e conta com financiamento da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).
RSM 17 09 2025
Rádio Sol Mansi

Sem comentários:
Enviar um comentário