A Direcção-geral da Propriedade Intelectual lançou hoje a 2ª edição do salão nacional de Invenção e Inovação Tecnológica para a selecção dos talentos nacionais a participar na 9ª edição do salão africano a realizar em Abidjan, Costa de Marfim.
Invenção - Avião
Na abertura deste salão, foi apresentado máquinas de produção de blocos, uma avioneta e a máquina descascadora de castanha de caju, vencedora da 8ª edição do salão africana de invenção realizada em Congo-Brazaville, em 2020.
O ministro da energia e Industria Augusto Poquena, ao presidir o acto de abertura, disse que há necessidade de informar e incentivar os criadores e inovadores sobre valor real das suas criações.
“ o sistema da Propriedade Industrial e Intelectual proporciona os instrumentos de apropriação e de exploração económica exclusiva dos bens intangíveis neste sentido, há necessidade de informar, educar e de incentivar os criadores e os inovadores sobre o valor real das suas criações e a possibilidade que a propriedade industrial lhes oferece para gerar riquezas com seus talentos intelectuais”, frisou o ministro.
Por outro lado, o ministro garantiu que de agora em diante, será a OAPI-GB procurar pelos talentos nas diferentes zonas do país. “ O governo, concretamente na direcção-geral da OAPI, vai efectuar o trabalho de descoberta desses talentos em diferentes zonas do país”.
Já o director da propriedade Intelectual, Carlos Sanca, sublinhou que através deste salão, está-se a procurar as soluções que as tecnologias e propriedade intelectual podem oferecer.
“ Esta segunda edição, espera provar que as invenções e inovações guineenses, são sempre bens acolhidas nos salões e através deste salão, está-se a procurar soluções que a tecnologia e a propriedade intelectual podem oferecer para os problemas relacionados com as técnicas agrícolas e não só”, sublinhou.
Durante três dias, os talentos nacionais vao poder expor seus materiais para que no final seja escolhido aquele que irá ser exposto do salão africano da Organização Africana da Propriedade Intelectual, OAPI.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário