Bissau, 16 Ago 22(ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas(CEMGFA), promoveu hoje uma acção de capacitação de 15 elementos da Polícia Militar(PM) na área de saúde operacional, da emergência e socorro em combate , e terá duração de quatro dias.
Na cerimónia de abertura do acto, em representação do CEMGFA, Samuel Fernandes disse que o curso de socorro é de “suma importância” sobretudo quando “eles” enquanto soldados ou tropas devem estar empenhados numa missão onde podem sofrer qualquer lesão ou atingidos por bala inimiga.
Segundo o Chefe de Divisão de Saúde Militar, Quinhim Nantote, as Forças Armadas têm uma estrutura de saúde chamada de operacional que é instalada na linha de frente e que difere da saúde pública em termos de atendimento.
Quinhim Nantote disse não se tratar de preparação de técnicos para a guerra, mas sim, para para uma missão de paz ou para socorrer a população em qualquer altura.
Aquele responsável disse que a referida formação será alargada para todas as unidades militares, paramilitares, confissões religiosas e a sociedade civil, em todo o pais.
Esta é a primeira formação dos militares guineense na matéria da saúde operacional fruto de acordo de cooperação no domínio ajuda militar solidária com as Forças Armadas portuguesas.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário