sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Os jovens guineenses querem que a sua problemática seja colocada no topo das agendas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O apelo dos jovens foi ouvido, hoje, em Bissau, durante as comemorações do dia mundial da juventude que visa chamar a atenção do mundo sobre os valores e o potencial dos jovens nos processos do desenvolvimento sustentável do mundo.

A presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Aissato Forbs Djaló, disse que esta poderá ser uma estratégia para que os jovens lutem pelo bem da futura geração.

“É extremamente importante colocar jovens, mulheres, género e juventude no centro das agendas sectoriais cobrindo todas as “ODS” em conjunto e só assim é que teremos a oportunidade de moldar a situação para o bem da geração vindoura”, disse.

A presidente da CNJ afirma ainda que a Guiné-Bissau não poderá ser desenvolvida sem uma aposta séria na juventude guineense. “A juventude guineense quer em dimensão demográfica como em diversidade, revelam potencialidade que deve ser maximizado dentro das comunidades dos espaços cívicos, organismos, serviços públicos para poder influenciar na definição e implementação das agendas do desenvolvimento do país”.

Ainda na comemoração do dia mundial da juventude, a representante da União Europeia, Sónia Neto, disse que a juventude “é o presente” e pediu a união entre esta camada porque só assim poderão cumprir o seu papel em prol do desenvolvimento.

“ Dizemos muitas vezes que os jovens são o futuro mas, digo que são presentes, cada vez mais precisamos das suas vozes, energias, criatividades e das capacidades de agirem. O vosso desafio é fazer com que os decisores aceitem as vossas ideias e aspirações para o presente e o futuro melhor”, aconselhou a diplomata.

Hoje, o mundo comemora o dia da juventude e o tema escolhido este ano é "Solidariedade intergeracional: criar um mundo para todas as idades". O objetivo é "ampliar a mensagem de que é necessário agir em todas as gerações para alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável e não deixar ninguém para trás

Por: Diana Bacurim/radiosolmansi com conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário