terça-feira, 16 de agosto de 2022

Concursos Públicos: AUTORIDADE REGULADORA QUER LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO

O Secretário Executivo da Autoridade de Regulação dos Concursos Públicos, António Sané, diz estar disponível a lutar contra a corrupção nos concursos públicos na Guiné-Bissau.

António Sané falava aos jornalistas esta segunda-feira, 15 de agosto de 2022, depois de ter entregue o relatório da auditoria de concursos públicos, referente ao ano 2020, ao Procurador-Geral da República, Bacar Biai. Sané disse esperar que, com a entrega desse documento, as pessoas tenham medo de fazer aquilo que não deviam fazer nos concursos públicos.

Avisou que agora a Autoridade de Regulação dos Concursos Públicos vai ser “muito exigente” e procederá, com toda a “rigorosidade”, à análise e à averiguação dos concursos para evitar a corrupção nas instituições.

“É o primeiro relatório da auditoria, depois da criação de autoridade. Já demos um passo na luta contra a corrupção. Como sabem, a contratação é um dos focos e/ ou sítios onde as pessoas podem fomentar a corrupção. Temos três tipos de concursos: Aberto, Restrito e Adjudicação Direta. Para evitarmos a corrupção é preciso que trabalhemos em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Contas e o Governo” sugeriu, denunciando que há instituições que gostam de fazer adjudicação direta, sublinhando que este tipo de concurso não é tão fiável quanto ao concurso aberto.

Questionado se registou casos de corrupção nos concursos auditados em 2020, António Sane respondeu que o assunto caberá às entidades competentes.

“Isso caberá às instituições competentes pronunciarem-se. Nós já fizemos os nossos trabalhos e entregamos o relatório ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas”, anunciando a próxima auditoria em novembro, para concursos públicos lançados em 2021.

Sané acredita que é possível diminuir a corrupção no país, contando com a colaboração do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

Por: Tiago Seide
Foto: TS
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário