quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Política/Novo Fórum de Partidos Políticos e Movimentos apela forças políticas da Nação à se enveredarem pela via das urnas para alcançar o poder

Bissau,10 fev 22(ANG) – O Fórum de Partidos, Personalidades e Movimentos contra a tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro, apela a todas as forças políticas da Nação à se enveredarem pelo caminho das urnas como única via para alcançar o poder, em eleições democráticas, livres, justas e transparentes.

“Como na política nada acontece por acaso, estamos a crer que o grupo de homens armados envolvidos no assalto falhado, no dia 01 de fevereiro, estarão à soldo da causas e de pessoas que, a seu tempo, a justiça guineense esclarecerá e responsabilizará”, sublinhou o Fórum em comunicado lido numa conferência de Imprensa pelo Porta-voz do grupo, Vitor Pereira.

Os partidos, personalidades e movimentos integrantes desse Fórum creem que há espaços e pontes suficientemente disponíveis para que se estabeleçam diálogos construtivos e que são as únicas vias legítimas para se alcançar a paz que o nosso Povo guineense.

O Fórum recomenda que se as instituições republicanas previstas na Constituição não forem suficientes, que criem canais e alternativas credíveis e sérias onde os guineenses possam livremente discutir o seu destino comum.

Segundo comunicado, o Fórum diz estar atento “às mentiras” que têm constituído a narrativa do PAIGC relativamente à esta crise, escudando-se na eventual vinda de uma força de estabilização para o país.

Acrescenta que o PAIGC é agora contra uma matéria de exclusiva competência dos órgãos da soberania, quando num passado recente, era o partido que mais defendia, politizava e utilizava essa questão ao seu favor.

O Fórum felicita a recente cimeira dos Chefes de Estados e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), na qual foi recomendada a eventual vinda de uma força de estabilização ao país.

Constituem o recém criado Fórum de Partidos, Personalidades e Movimentos contra Tentativa de Golpe de Estado de 01 de Fevereiro, os partidos - Movimento para Alternância Democrática (Madem G15), Partido da Renovação Social(PRS), Assembleia do Povo Unido(APU-PDGGB, Partido da Nova Democracia(PND), Resistência da Guiné-Bissau(RGB) alguns Movimentos e Personalidades nacionais.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário