segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

JUVENTUDES PARTIDÁRIAS QUEREM SER VALORIZADAS

A Juventude guineense de deferentes partidos políticos com e sem acento parlamentar procede, hoje, ao lançamento do projeto para a elaboração da agenda de juventude partidária no país.

O projecto, elaborada há um ano, visa facilitar o diálogo político sobretudo da camada juvenil que está na política partidária ativa.

Na ato do lançamento do projecto, o presidente da Comissão Técnica do projeto, Uffé Vieira, explica que a estratégia vai permitir ter uma quota de representação na política e a juventude deve preocupar-se em preparar um ponto de vista ético e moral.

“Dissemos que devemos criar um roteiro de implementação e, este roteiro vai consubstanciar-se na produção do acordo de princípio em como dar a juventude a responsabilidade a nível de governo local e central e a nível do parlamento e, qual deve ser a sua linha de conduta”, explica.

Uffé disse ainda que todos estes instrumentos devem ser balizados na Assembleia Nacional Popular para que os deputados possam torná-los como um instrumento nacional que vai permitir a juventude ter uma participação ativa.

Para Uffé Vieira, este projecto mostra os representantes dos partidos políticos que os jovens não são objetos que devem ser substituídos em plataformas políticas, mais sim são atores e cabeças de lista para a representação na esfera política.

“A logica de que os lugares dos jovens nos partidos políticos é só na plataforma ou seja nós não somos braços usados para valorização. Não queremos ser aqueles autores”, enfatiza.

Juventudes de deferentes partidos políticos da Guiné-Bissau com ou sem acento parlamentar tomaram parte esta segunda-feira no lançamento dos trabalhos da elaboração da agenda de juventude partidária.

Depois de hoje, o mesmo projeto será apresentado á juventude da diáspora e depois apresentado, discutido e votado em sessão parlamentar.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Imagem: Bíbia Mariza Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário